Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Jéssica Ticiane Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-06-07T12:54:36Z-
dc.date.available2023-06-07T12:54:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFREITAS, Jéssica Ticiane Rodrigues de. Programa de Residência Pedagógica: desafios e entraves vivenciados em sala de aula. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4300-
dc.description.abstractA presente monografia apresenta o percurso traçado através da vivência da acadêmica no Programa de Residência Pedagógica, na Universidade Federal de Rondônia, em Guajará-Mirim, no interstício 2018 a 2020, em uma escola pública e periférica, nesse município. A pesquisa é classificada como pesquisa-ação, envolvendo a comunidade escolar e demais atores do Subprojeto do curso de Pedagogia. O aporte teórico pauta-se, dentre outros, destacando-se Cardoso (2003), Contreras (2002), Garcia (1995), Pimenta; Lima (2011, 2014), Gauthier (2006), Sacristán (1995) e Tardif (2010). A coleta de dados se deu através de entrevistas, observações diretas e indiretas. O relato de experiências expostos contam com uma análise reflexiva acerca da construção da docência, e promove um diálogo entre a formação e atuação, com intuito de demonstrar a importância do estágio como etapa fundamental para a composição do oficio. Ademais, apurou-se que, a educação e o processo de aprendizagem necessitam de um olhar amplo, de forma que, todos os seus personagens sejam vistos como influência direta. Neste sentido, evidenciou-se que, o papel não se limita à formação de professores somente, é preciso ajustar os pilares, que são essenciais às etapas da educação básica, para que o processo de ensino aprendizagem e a formação de professores possam ocorrer de modo satisfatório.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:54:12Z No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:54:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:54:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-07T12:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePrograma de Residência Pedagógica: desafios e entraves vivenciados em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA TICIANE_vedado.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.