Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4300
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Jéssica Ticiane Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T12:54:36Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T12:54:36Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Jéssica Ticiane Rodrigues de. Programa de Residência Pedagógica: desafios e entraves vivenciados em sala de aula. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4300 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia apresenta o percurso traçado através da vivência da acadêmica no Programa de Residência Pedagógica, na Universidade Federal de Rondônia, em Guajará-Mirim, no interstício 2018 a 2020, em uma escola pública e periférica, nesse município. A pesquisa é classificada como pesquisa-ação, envolvendo a comunidade escolar e demais atores do Subprojeto do curso de Pedagogia. O aporte teórico pauta-se, dentre outros, destacando-se Cardoso (2003), Contreras (2002), Garcia (1995), Pimenta; Lima (2011, 2014), Gauthier (2006), Sacristán (1995) e Tardif (2010). A coleta de dados se deu através de entrevistas, observações diretas e indiretas. O relato de experiências expostos contam com uma análise reflexiva acerca da construção da docência, e promove um diálogo entre a formação e atuação, com intuito de demonstrar a importância do estágio como etapa fundamental para a composição do oficio. Ademais, apurou-se que, a educação e o processo de aprendizagem necessitam de um olhar amplo, de forma que, todos os seus personagens sejam vistos como influência direta. Neste sentido, evidenciou-se que, o papel não se limita à formação de professores somente, é preciso ajustar os pilares, que são essenciais às etapas da educação básica, para que o processo de ensino aprendizagem e a formação de professores possam ocorrer de modo satisfatório. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:54:12Z No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:54:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T12:54:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-07T12:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JESSICA TICIANE.pdf: 1247712 bytes, checksum: d85545ca820369f9bc61703a76af0a95 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Programa de Residência Pedagógica: desafios e entraves vivenciados em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JESSICA TICIANE_vedado.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.