Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4305
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assunção, Luana Leite de | - |
dc.contributor.author | Coelho, Rosa Maria Leite | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T13:43:46Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T13:43:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Luana Leite de, COELHO, Rosa Maria de. Aspectos teóricos e práticos do processo de alfabetização de crianças acometidas pelo TEA. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4305 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda sobre alfabetização das crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA com o objetivo de destacar aspectos teóricos e práticos que devem ser observados e seguidos por professores, escola e família no processo de alfabetização de crianças acometidas pelo TEA. Neste sentido caracteriza o TEA, faz breves abordagens sobre o processo de alfabetização, destacando as suas especificidades na perspectiva das crianças com TEA, por fim, destaca os aspectos que devem ser observados na alfabetização escolar de crianças autistas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória do tipo bibliográfica, realizada no período de fevereiro a novembro de 2022. A base teórica esta ancorada em estudos Serra (2018), Capovilla (2020), Soares (2011), Muniz (2013), Marcondes (2014) e outros, além de produções acadêmicas recentes, como artigos científicos, monografia e dissertações. O acervo bibliográfico selecionado ofereceu suporte para a construção do referencial teórico da pesquisa e análise qualitativa dos dados. Os resultados demonstram que cerca de 10% da população mundial é acometida, em menor ou maior grau, por este transtorno; que do ponto vista da aprendizagem, professores, escola e família de modo geral, não estão aptos a lidar com essa realidade, contribuindo para insucesso escolar e social da crianças autistas. Foi possível concluir que o êxito da alfabetização está diretamente atrelado à utilização de metodologias e práticas que considerem e respeitem à condição da criança com TEA e os ritmos e velocidade de aprendizagem de cada uma, individualmente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:43:15Z No. of bitstreams: 1 LUANA E ROSA MARIA.pdf: 228522 bytes, checksum: 8f82344f6b9e2a1932436a960476333a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:43:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUANA E ROSA MARIA.pdf: 228522 bytes, checksum: 8f82344f6b9e2a1932436a960476333a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:43:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUANA E ROSA MARIA.pdf: 228522 bytes, checksum: 8f82344f6b9e2a1932436a960476333a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-07T13:43:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUANA E ROSA MARIA.pdf: 228522 bytes, checksum: 8f82344f6b9e2a1932436a960476333a (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Aspectos didáticos-pedagógicos | pt_BR |
dc.title | Aspectos teóricos e práticos do processo de alfabetização de crianças acometidas pelo TEA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUANA E ROSA MARIA.pdf | 223,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.