Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Rosemary Salvatierra Marinho-
dc.date.accessioned2023-06-07T13:59:24Z-
dc.date.available2023-06-07T13:59:24Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationMENDES, Rosemary Salvatierra Marinho. Alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada: o processo ensino e aprendizagem da leitura do mundo e da palavra. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4307-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a construção da alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada, fazendo referência o processo ensino-aprendizagem da leitura do mundo e da palavra, fundamentado em Freire (1987, 1994, 1999, 2000 & 2002). O presente trabalho de conclusão de curso está orientado por uma pesquisa qualitativa (FILHO & GAMBOA, 2002; MINAYO, 2007), bibliográfica e de campo, tendo como técnicas de coleta de informações a observação e a entrevista semiestruturada. O questionamento básico que orientou o estudo e a entrevista foi o seguinte: como o processo ensino-aprendizagem da alfabetização da classe multisseriada contribuem para a leitura do mundo e das palavras inseridas no contexto dos saberes das vivências dos jovens e dos adultos, sem negar os significados sociais e culturais dos sujeitos? A concepção bancária de educação de alfabetização de jovens e adultos é contrária à alfabetização de jovens e adultos, pois está centrada na leitura crítica, dialógica, contextualizada, humanizadora e problematizadora dos saberes formais da escola e dos saberes empíricos das vivências do dia-a-dia. Os resultados evidenciaram que a alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada, durante a construção do processo ensino da leitura do mundo e da palavra, ampliou a aprendizagem crítica, interpretativa e contextualizada dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:59:01Z No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:59:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:59:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-07T13:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.subjectAlfabetização de jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura do Mundo e da Palavrapt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada: o processo ensino e aprendizagem da leitura do mundo e da palavrapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSEMARY SALVATIERRA.pdf595,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.