Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Rosemary Salvatierra Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T13:59:24Z | - |
dc.date.available | 2023-06-07T13:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Rosemary Salvatierra Marinho. Alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada: o processo ensino e aprendizagem da leitura do mundo e da palavra. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4307 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a construção da alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada, fazendo referência o processo ensino-aprendizagem da leitura do mundo e da palavra, fundamentado em Freire (1987, 1994, 1999, 2000 & 2002). O presente trabalho de conclusão de curso está orientado por uma pesquisa qualitativa (FILHO & GAMBOA, 2002; MINAYO, 2007), bibliográfica e de campo, tendo como técnicas de coleta de informações a observação e a entrevista semiestruturada. O questionamento básico que orientou o estudo e a entrevista foi o seguinte: como o processo ensino-aprendizagem da alfabetização da classe multisseriada contribuem para a leitura do mundo e das palavras inseridas no contexto dos saberes das vivências dos jovens e dos adultos, sem negar os significados sociais e culturais dos sujeitos? A concepção bancária de educação de alfabetização de jovens e adultos é contrária à alfabetização de jovens e adultos, pois está centrada na leitura crítica, dialógica, contextualizada, humanizadora e problematizadora dos saberes formais da escola e dos saberes empíricos das vivências do dia-a-dia. Os resultados evidenciaram que a alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada, durante a construção do processo ensino da leitura do mundo e da palavra, ampliou a aprendizagem crítica, interpretativa e contextualizada dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:59:01Z No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:59:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-07T13:59:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-07T13:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSEMARY SALVATIERRA.pdf: 610262 bytes, checksum: 3ff44158ae3629fecd8bb1506ec3645c (MD5) Previous issue date: 2008 | en |
dc.subject | Alfabetização de jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura do Mundo e da Palavra | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de jovens e adultos de classe multisseriada: o processo ensino e aprendizagem da leitura do mundo e da palavra | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSEMARY SALVATIERRA.pdf | 595,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.