Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArrigo, Neny Anne-
dc.date.accessioned2023-06-12T15:38:51Z-
dc.date.available2023-06-12T15:38:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARRIGO, N. A. Aprendizagem matemática apoiada em jogos. 31f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4314-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarrapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral investigar jogos como ferramenta de apoio ao ensino de matemática. O trabalho investigou a importância de valorizar as metodologias de caráter lúdico como meio de favorecer o ensino-aprendizagem de alunos em sala de aula. A matemática como componente curricular é de suma importância, principalmente nos primeiros anos de sua alfabetização e o uso de jogos nessa fase fará com que seu desenvolvimento e raciocínio sejam aguçados e haverá mais interesse nas aulas. Entende-se que, nessa fase, as crianças necessitam de objetos concretos para aumentar seu cognitivo. Vale ressaltar que, quando se utiliza de forma adequada os recursos pedagógicos, há um aumento na aprendizagem e um rendimento melhor dos alunos. É uma pesquisa bibliográfica com produção de dados em campo natural. O locus da pesquisa foi três escolas públicas, localizadas no estado de Rondônia. A produção de dados ocorreu durante o segundo semestre de 2022 e foram analisados utilizando-se alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdo, de Bardin (2011).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T15:04:28Z No. of bitstreams: 1 NENY_TCC_VERSAO_ENTREGUE.pdf: 256383 bytes, checksum: 88254a04dfe668c896ba257f1b69c3dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T19:44:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NENY_TCC_VERSAO_ENTREGUE.pdf: 256383 bytes, checksum: 88254a04dfe668c896ba257f1b69c3dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-12T15:35:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NENY_TCC_VERSAO_ENTREGUE.pdf: 256383 bytes, checksum: 88254a04dfe668c896ba257f1b69c3dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T15:38:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NENY_TCC_VERSAO_ENTREGUE.pdf: 256383 bytes, checksum: 88254a04dfe668c896ba257f1b69c3dc (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleAprendizagem matemática apoiada em jogospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NENY_TCC_VERSAO_ENTREGUE.pdfArquivo Final250,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.