Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/436
Título: A imunidade tributária nos templos religiosos à luz da sociedade contemporânea
Autor(es): Azevedo, Marcio Sugahara
Palavras-chave: Tributação
Imunidade
Religiosidade
Data do documento: 17-Out-2007
Citação: AZEVEDO, Marcio Sugahara. A imunidade tributária nos templos religiosos à luz da sociedade contemporânea. 2007. 27 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: O presente trabalho, por certo não pretende investigar à exaustão o tema proposto, senão com um mínimo de diligência suscitar algumas anotações pontuais relevantes no atual contexto em que vivemos. Assim, uma percuciente investigação do tema será deixada aos experts, cujo cabedal de conhecimento jurídico transcende o desse neófito acadêmico. Tornou-se fato corriqueiro nos canais de comunicação, noticiários envolvendo o poderio econômico de algumas igrejas, situação esta que contrasta com a pobreza crescente e que assola algumas regiões do nosso país. Decorre desta análise a discussão acerca da imunidade tributária nos templos de cultos religiosos, e o proveito obtido por alguns dirigentes, e por vezes questionável, que suscita em alguns casos desconfiança em razão do benefício concedido a esses entes pelo instituto da desoneração fiscal, assim como a destinação que se dá a esses montantes financeiros arrecadados. O presente artigo é de extrema relevância, uma vez que envolve a liberdade religiosa dos cidadãos brasileiros. Justifica-se esta abordagem por ser atual e oportuna, além de tratar-se de um tema polêmico, tendo em vista a propagação da religiosidade em todo o mundo, e no caso em estudo no Brasil, sem que haja critérios de controle e mensuração dos recursos financeiros que circulam nesses templos, e dos valores os quais o Estado vêm se abstendo de recolher.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador prof. Me. Geraldo da Silva Correia
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/436
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCIO SUGAHARA.pdf218,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador