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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorCastro, Ítalo Henrique Muniz de-
dc.date.accessioned2016-01-28T19:42:06Z-
dc.date.available2016-01-28T19:42:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCASTRO, Ítalo H. M. de. Estudo discursivo sobre a educação no contexto da casa de detenção de Ariquemes . 2015, 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/438-
dc.descriptionMonografia apresentada como Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia – Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar, da Universidade Federal de Rondônia, no primeiro semestre de 2015, como requisito parcial para obtenção do título em licenciatura plena em Pedagogia. Orientadora: Profa. Dra. Ilka de Oliveira Motapt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como temática a educação prisional. O objetivo central que norteou este trabalho consistiu em analisar o modo como a educação é concebida no espaço discursivo da Casa de Detenção de Ariquemes. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo conjuntamente. A primeira permitiu a compreensão sobre o modo como, ao longo da história do homem, o ato de vigiar e punir se constituiu, observando principalmente aqueles sujeitos que transgrediam às leis impostas pelo rei. Acrescente-se, pudemos também compreender o modo de constituição da prisão desde o seu nascimento até os moldes que temos atualmente. Por sua vez, a pesquisa de campo consistiu na coleta de dados a fim de compreender que tipo de educação é oferecido pela Casa de Detenção. Ela possibilitou-nos compreender as dificuldades e limitações encontradas nesse espaço a partir da análise das informações fornecidas pelos protagonistas desse trabalho. Vale dizer que tais informações foram coletadas, entre outras, por meio de questionários aplicados aos alunos, professores, agentes penitenciários e coordenadora entre agosto de 2014 a junho de 2015. O estudo apontou para a urgente necessidade de maiores investimentos que possam permitir a inserção dos apenados na cultura letrada de modo a favorecer a sua ressocialização na sociedade. Pudemos observar ainda que a infraestrutura da Casa de Detenção tem promovido o contrário: a perpetuação de um sistema que, ao invés de ressocializar, de incluir, promove, isto sim, a marginalidade e a exclusão. Por fim, por meio da pesquisa empreendida, a ressocialização e a inclusão dos apenados na sociedade atual somente dar-se- ão se o direito à educação for de fato levado às últimas consequências. Somente assim a tão aclamada e almejada ressocialização de fato será uma realidade possível e justa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-01-28T19:34:52Z No. of bitstreams: 1 CASTRO, Ítalo H. M. de.pdf: 2003436 bytes, checksum: 289013e0255aba49231e31256bd4ae58 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-01-28T19:38:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CASTRO, Ítalo H. M. de.pdf: 2003436 bytes, checksum: 289013e0255aba49231e31256bd4ae58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-28T19:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASTRO, Ítalo H. M. de.pdf: 2003436 bytes, checksum: 289013e0255aba49231e31256bd4ae58 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDetençãopt_BR
dc.subjectEducação Formalpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas - presídiopt_BR
dc.titleEstudo discursivo sobre a educação no contexto da casa de detenção de Ariquemespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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