Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/439
Título: Investigação da temperatura de comercialização e qualidade microbiológica de carnes e derivados adquiridos em supermercados de Ariquemes/RO
Autor(es): Ferreira, Edna Martins
Palavras-chave: Microbiologia - Qualidade
Carne moída
Refrigeração de alimentos
Data do documento: 2014
Citação: FERREIRA, Edna M. Investigação da temperatura de comercialização e qualidade microbiológica de carnes e derivados adquiridos em supermercados de Ariquemes/RO . 2014, 54 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: Visando reduzir os danos provocados à saúde humana pela contaminação microbiológica, tem aumentado a preocupação com as formas de processamento da carne e têm sido desenvolvidas tecnologias (uso adequado de embalagens, refrigeração, dentre outros) para conservar os produtos por um período de tempo maior e com qualidade. Dentro deste contexto, este estudo propôs investigar as temperaturas de armazenamento de carne bovina moída, hambúrguer e mortadela, comercializados em supermercados do município de Ariquemes-RO, bem como a sua influência na qualidade microbiológica destes produtos. Para tanto, as amostras foram coletadas em três (3) supermercados de maior circulação no município de Ariquemes/RO e enviadas ao Laboratório de Análise de Alimentos Qualittá, localizado no município de Ji- Paraná- RO, onde foram submetidas às análises microbiológicas pertinentes à Legislação vigente para ambos os produtos estudados. Constatou-se que as amostras de carne bovina moída e mortadela apresentaram resultados dentro do limite permitido pela Legislação vigente, enquanto que das três amostras de hambúrguer analisadas, duas estavam impróprias para o consumo humano por apresentarem contagem para a Staphylococcus coagulase positiva acima do aceitável pela legislação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª M.ª Débora Francielly de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/439
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNA MARTINS-17-12-2014- FINALIZADO-.pdfLeitura de dados2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.