Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/441
Título: Elaboração, avaliação físico-química, microbiológica e sensorial de doce de pupunha (Bactris gasipaes)
Autor(es): Sodre, Leonardo Evangelista Antunes
Vieira, Susana
Palavras-chave: Pupunha
Doce em massa
Análise sensorial – Bactris gasipaes
Data do documento: 2014
Citação: SODRE, Leonardo E. A.; VIEIRA, Susana. Elaboração físico-química, microbiológica e sensorial de doce de pupunha. 2014, 59 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo elaboração de doce caracterizado como "doce cre- moso"convencional e light a partir do fruto de pupunha, uma palmeira bastante comum na região norte que se explora, quase exclusivamente, para a produção e industrialização do palmito em conserva, o que contribuiu para a geração de uma grande quantidade de resíduos que até o momento tem pouquíssimas aplicações tecnológicas para aproveitamento dos mesmos. Foram elaboradas nove formulações diferentes do doce de pupunha, procurando-se alcançar uma formulação em que se empregasse quase exclusivamente produtos (matérias primas) da região norte. Além da formulação tradicional (padrão) com a polpa da pupu- nha, leite e açúcar, foram utilizados leite de castanha e em substituição à sacarose, e para a formulação light utilizou-se o edulcorante (sucralose) objetivando um produto de valor calórico reduzido, além de xarope de glicose, carboximetilcelulose, pectina de alta e baixa densidade. Foi realizada a avaliação físico-química da matéria prima pupunha e do doce produzido, avaliando-se proteínas, lipídeos, fibra bruta, umidade, acidez, açúcares totais, açúcares redutores, açúcares não redutores, pH, sólidos solúveis, bem como avaliação senso- rial (teste de aceitação e intenção de compra) e avaliação microbiológica (bolores e leveduras, contagem total de mesófilos, coliformes termotolerantes e salmonela). O doce formulado não apresentou contaminação por bolores e leveduras, contagem total de mesófilos e ter- motolerantes, bem como salmonela sp. A formulação tradicional com 27 % de pupunha, 46 % de leite desnatado e 27,70 % de açúcar teve o maior índice de aceitabilidade, acima de 80% e intenção de compra de 60%. Apesar do fruto ter apresentado percentual de fibra bruta, proteína bruta e lipídeos, abaixo dos valores descritos na literatura, ainda apresenta valores significativos dos mesmos corroborando para o interesse de pesquisadores em desenvolver novos produtos, ou ainda introduzir a pupunha na dieta alimentar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª Dr.a Tânia Maria Alberte.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/441
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdfLeitura de dados1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.