Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/442
Título: Desenvolvimento de barra mista de frutas com açaí (Euterpe precatoria) e com cupuaçu (Theobroma grandiflorum): Avaliação físico-química, sensorial e microbiológica
Autor(es): Schrammel, Franciele
Ribeiro, Jéssica
Palavras-chave: Barra mista de frutas
Euterpe precatória
Theobroma grandiflorum
Data do documento: 2014
Citação: SCHRAMMEL, Franciele; Ribeiro, Jéssica. Desenvolvimento de barra mista de frutas com açaí (Euterpe precatoria) e com cupuaçu (Theobroma grandiflorum): Avaliação físico-química, sensorial e microbiológica. 2014, 63 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: A exigência do consumidor por alimentos com qualidade sensorial, nutricional e que são benéficos à saúde incentivam o estudo de novos produtos para a indústria de alimentos. As frutas nativas da Região Amazônica apresentam déficits durante toda a cadeia produtiva, fazendo-se, portanto imprescindível a pesquisa e implementação de tecnologias que aumentem sua vida útil, buscando preservar ao máximo sua qualidade durante o processo. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de barra mista de frutas com açaí e barra mista de frutas com cupuaçu. A incorporação do concentrado de açaí (polpa/pectina) nas barras de frutas foi realizada nas proporções de 20, 30 e 40 %. A barra de frutas com cupuaçu desidratado foi formulada com incorporação nas proporções de 10, 20 e 30 %. As barras mistas de frutas apresentaram estabilidade físico-química e microbiológica durante o período avaliado. A barra mista de frutas com açaí na proporção de 30 % apresentou as melhores notas para os atributos sensoriais e a barra mista de frutas com cupuaçu na proporção de 20 % apresentou as melhores notas para os atributos sensoriais. Portanto a produção das barras mistas de frutas torna-se uma alternativa viável em regiões onde os componentes da mistura são facilmente encontrados, incentivando o consumo de produtos mais saudáveis do ponto de vista nutricional, de fácil acesso e que valorize ingredientes regionais do Norte do Brasil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª Dr.a Tânia Maria Alberte.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/442
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHRAMMEL, Franciele; RIBEIRO, Jessica.pdfLeitura de dados1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.