Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/443
Title: Contribuição para a modelagem e simulação do processo de lodos ativos em sistemas de tratamento de efluentes em simulador baseado em equações
Authors: Amaral, Cleber do
Keywords: Tratamento de efluentes
Lodos ativados
Simulador EMSO
Issue Date: 2014
Citation: AMARAL, Cleber do.Contribuição para a modelagem e simulação do processo de lodos ativos em sistemas de tratamento de efluentes em simulador baseado em equações. 2014, 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Abstract: As indústrias de alimentos geram uma grande quantidade de resíduos líquidos e sólidos. Esses resíduos geram um potencial poluente por apresentarem uma porção de carga orgânica ele- vada, acarretando problemas de descarte final, necessitando assim de um tratamento prévio antes de serem lançados para os corpos receptores. O tratamento biológico por lodos ativados é um dos processos mais utilizados para o tratamento de efluentes domésticos e industriais caracterizados por contaminação de carga orgânica biodegradável e produtos nitrogenados. A legislação ambiental vem estipulando concentrações limites de descarte cada vez mais restritas, levando ao aprimoramento dos processos de tratamento de efluentes por lodos ativados e tornado crescente a necessidade da modelagem do processo. Devido ao tamanho e a complexidade de algumas plantas de tratamentos, a modelagem se mostra bastante viável e útil, pois se trata uma técnica não intrusiva, onde é possível se obter parâmetros e esti- mativas que contribuem para o aperfeiçoamento de pesquisas, para projetos de estação de tratamento, para otimização e treinamento operacional. Os modelos da família ASM têm sido aplicados em diversos softwares comerciais para modelagem e simulação do comportamento dinâmico de processos biológicos. Neste contexto, os objetivos deste trabalho foram, abordar o modelo ASM1, pois este, representa as reações biológicas que acontecem no interior do reator biológico, por ser amplamente utilizado e utilizar o simulador EMSO (Environment for Modeling, Simulation and Optimization), que é um software de alto desempenho, capaz de simular equipamentos ou processos que tenham sido modelados através de modelos matemáticos, criando uma interface gráfica amigável ao usuário.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. M.e Gerson Balbueno Bicca.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/443
Appears in Collections:DENGEA/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Cleber do Amaral.pdfLeitura de dados1,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.