Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/444
Título: Desenvolvimento e avaliação das características nutricionais, físico-químicas e sensoriais de bolo com diferentes tipos de farinhas e Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa H. B. K.)
Autor(es): Moura, Katherine Leslie Ayres
Moura, Scarlett Ianara Ayres
Palavras-chave: Alimentos saudáveis
Bolos – valor nutricional
Enriquecimento de alimentos - Bertholletia excelsa H. B. K.
Data do documento: 2014
Citação: MOURA, Katherine L.A.; MOURA, Scarlett I. A.Desenvolvimento e avaliação das características nutricionais, físico-químicas e sensoriais de bolo com diferentes tipos de farinhas e Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa H. B. K.). 2014, 65 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: A procura por alimentos mais nutritivos e saudáveis vem despertando interesse por uma expressiva parcela da população. Assim, surge à ideia do enriquecimento de alimentos. Existem diversos trabalhos com substituição da farinha de trigo em alimentos por farinhas alternativas. A utilização de diferentes tipos de farinhas vem sendo empregada nas indústrias no anseio de inovar e agregar valor a produtos já presentes no mercado, utilizando-se diversos tipos farinhas de frutos regionais. Este trabalho estudou o enriquecimento de bolos em relação ao uso da castanha-do-brasil, do açúcar mascavo e das farinhas de açaí, pupunha e tucumã. O bolo de pupunha, teve a maior pontuação no teste de ordenação, diferindo significativamente em relação ao bolo de açaí, porém não apresentando diferença significativa em relação ao bolo de tucumã. O índice de aceitação do bolo de pupunha foi de 77,1 %, apresentando uma boa aceitação pelos consumidores. O bolo de açaí apresentou 31,2 % de umidade, pH 7,4, acidez de 4,1 %, açúcar total 33,9 %, fibra bruta 10,9 %, proteína bruta 9,4 %, lipídios 9,9 % e valor energético de 262,2 kcal.100 g -1 . No de pupunha apresentou 36,3 % de umidade, pH 7,1, acidez de 2,5 %, açúcar total 30,1 %, fibra bruta 3,0 %, proteína bruta 9,4 %, lipídios 14,5 % e valor energético de 288,1 kcal.100 g -1 . O bolo de tucumã apresentou 23,1 % de umidade, pH 7,3, acidez de 4,1 %, açúcar total 35,7 %, fibra bruta 4,9 %, proteína bruta 12,1 %, lipídios 16,9 % e valor energético de 336,2 kcal.100 g -1 . Portanto os bolos elaborados com farinha de pupunha, açaí e tucumã são boas fontes de proteína, fibras, carboidratos e lipídeos. Vale ressaltar a importância de novos estudos em relação às farinhas obtidas, pois estas apresentam características essenciais para o dia-a-dia da população.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª Dr.a Tânia Maria Alberte.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/444
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOURA, Katherine. L. A.; MOURA, Scarlett I. A..pdfLeitura de dados3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.