Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/445
Título: Elaboração de fermentado alcoólico de araçá-boi (Eugenia stipitata)
Autor(es): Ferreira, Andreça da Silva
Palavras-chave: Araçá-Boi
Bebida fermentada
Fermentação alcoólica
Data do documento: 2014
Citação: FERREIRA, Andreça S.Elaboração de fermentado alcoólico de araçá-boi (Eugenia stipitata). 2014, 40 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: O vinho é uma das bebidas fermentadas mais habitualmente consumida em todo o mundo, seu uso vem desde a antiguidade com a utilização de uvas, hoje há uma grande variedade de bebidas fermentadas de frutas, porém pouco conhecido em relação ao de uva. O Araçá-boi é uma fruta comercializada na região norte do Brasil, entretanto não é industrializada, utilizada apenas para o consumo doméstico na forma de polpas e cremes. O objetivo deste trabalho foi produzir e avaliar as características físico-químicas e sensoriais do fermentado de Araçá-boi (Eugenia Stipitata Mc Vaugh), com produção em escala de bancada. O fermentado foi produzido com três formulações variando as concentrações de °Brix de 8, 10 e 15, respectivamente. A polpa da fruta foi filtrada e, o°Brix ajustado conforme as formulações, foi adicionado 3g/L da levedura de panificação liofilizada Saccharomyces cerevisae. A bebida foi fermentada por 48 horas a 37°C, neste período foi monitorado os sólidos solúveis (°Brix), acidez total, pH. Devido à simplicidade do processo, a fermentação alcoólica do mosto preparado a partir de polpa de araçá-boi é uma prática viável para aproveitamento da fruta. No entanto, é necessário a otimização do processo de fabricação, para a obtenção de uma bebida que atenda as expectativas do consumidor e a legislação vigente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª M.ª Verônica Ortiz Alvarenga.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/445
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, Andreca da S..pdfLeitura de dados1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.