Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/446
Título: Elaboração de ferramentas para o controle da qualidade em unidade de beneficiamento de grãos de café
Autor(es): Paiva, Graziela Silva
Cardoso, Luana Corrêa
Palavras-chave: Café
Controle de qualidade - café
Beneficiamento de grãos de café
Data do documento: 2014
Citação: PAIVA, Graziela S.; CARDOSO, Luana C. Elaboração de ferramentas para o controle da qualidade em unidade de beneficiamento de grãos de café. 2014, 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: O café é um grão muito difundido e tem origem na região da África Central há mais de mil anos, possuindo como planta de origem o cafeeiro, sendo que das diversas variedades as mais conhecidas são café arábica Coffea Arábica (Coffea Arábica) e café robusta ou Conilon (Coffea Canephora). No Brasil, o grão regeu a economia por décadas, assim como no estado de Rondônia, que atualmente ocupa a sexta colocação no ranking de maior produtor de café do país e segundo maior produtor da espécie Conilon. A bebida de café possui diversos apreciadores, cada dia mais exigentes. Para alcançar esta qualidade requerida faz-se necessária a utilização de ferramentas de controle de qualidade durante todas as etapas do processo produtivo, bem como a conscientização dos participantes desta cadeia. Com este objetivo ocorreu o desenvolvimento de manuais de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC) através de visitas periódicas, ocorridas durante seis meses, em unidades de beneficiamento de grãos de café localizadas em Ariquemes, Monte Negro e Buritis, no estado de Rondônia. Já a conscientização tornou-se possível por meio de parceria com a Embrapa Campo Experimental de Ouro Preto do Oeste – RO, que possui uma estrutura voltada para esta finalidade, onde foram apresentadas palestras contendo conhecimentos inerentes para se alcançar produtividade e qualidade no cultivo e beneficiamento do café Conilon no estado, levando em consideração o impacto positivo sobre a economia. Assim, conclui-se que o desenvolvimento e a continuidade do projeto proposto pode voltar a despertar o interesse perdido dos produtores da região na cultura do café, além da sustentabilidade familiar e redução do êxodo rural, que consequentemente promoverá o crescimento do estado, bem como a garantia de um café de qualidade superior.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dr. Luís Fernando Polesi.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/446
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAIVA, Graziela s.; CARDOSO, Luana C..pdfLeitura de dados963,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.