Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/448
Título: Tratamento de efluentes em lagoas de estabilização: um estudo de caso em industrias na região do Vale do Jamai - RO
Autor(es): Amorim, Ronaldo Feliciano de
Palavras-chave: Tratamento de efluentes
Laticínios
Lagoas de estabilização
Data do documento: 2014
Citação: AMORIM, Ronaldo F. de.Tratamento de efluentes em lagoas de estabilização: um estudo de caso em industrias na região do Vale do Jamai - RO. 2014, 69 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014
Resumo: O crescimento da produção de alimentos representa importância econômica e ambiental em razão, principalmente, do crescente aumento populacional e consequentemente maior consumo de alimentos, como o aumento da produção e consumo de leite e derivados. Para o processamento do leite utiliza-se grande quantidade de água que resulta em uma alta produção de efluente com elevada carga orgânica principalmente devido ao soro, que quando lançado juntamente com o efluente torna ainda maior o poder poluente do resíduo a ser descartado em corpo receptor, sendo imprescindível seu correto tratamento. O presente estudo teve como objetivo principal a análise da eficiência do sistema de tratamento de efluente por lagoas de estabilização de um laticínio da região do Vale do Jamari – RO, através da determinação de parâmetros físico-químicos como: temperatura, pH, DQO, DBO 5 , óleos e graxas, turbidez e material flutuante. Para a avaliação dos parâmetros foram realizadas coletas em duas etapas, mês de setembro e novembro. Os resultados das amostras realizadas demostraram que os parâmetros abordados na pesquisa, de maneira geral, não alcançaram os limites exigido pelos padrões de lançamento de efluentes estabelecido na legislação, demonstrando que o sistema de tratamento de efluentes utilizado pela empresa está, nas condições estudadas, operando com baixa eficiência de redução de compostos poluentes, com pH na faixa de 3,62, redução de 49,20 % de DQO, 50 % de DBO 5 , 54 mg.L -1 de óleos e graxas, 236 UNT de turbidez, 54 mg.L -1 . Estes valores encontrado mostram uma baixa eficiência e podem ter ocorrido principalmente devido à grande quantidade de soro ácido descartada sem recuperação junto ao efluente gerado no sistema de tratamento da indústria, o que pode provocar queda acentuada nos valores de pH e consequentemente reduzir a ação dos microrganismos do sistema biológico nas lagoas de estabilização no sistema em estudo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof.ª Dr.a Tânia Maria Alberte.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/448
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMORIM, Ronaldo F. de.pdfLeitura de dados1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.