Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonzaga, Jucilene Borges | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-02T22:09:06Z | - |
dc.date.available | 2016-02-02T22:09:06Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GONZAGA, Jucilene B. O perfil do público da EJA em Ariquemes/RO . 2015, 66 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/449 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª. M.e. Eliéte Zanelato. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho investigativo propõe identificar o perfil do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas públicas de Ariquemes, ambas municipais, que atendem ao público de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo geral elencaram-se os específicos, sendo: analisar os motivos e necessidades que levaram o público da EJA buscar tal modalidade de ensino, reconhecer o contexto econômico/social dos estudantes da EJA e verificar as divergências entre poder aquisitivo do aluno da EJA e sua escolaridade. Os dados foram coletados com questionários fechados para todos os alunos que estão freqüentando as supracitadas séries, além de entrevistas com um aluno cada escola. A intenção é observar quem são esses sujeitos, em relação ao contexto social. O interesse pelas duas escolas não se deu no vácuo, pois a intenção foi investigar periferia e centro. Ou seja, uma escola é mais centralizada e a outra num setor periférico para que permita observar se há diferenças sociais entre os sujeitos envolvidos. Constatou-se que, dos alunos pesquisados, a maioria não apresentaram grandes expectativas para prosseguirem em estudos posteriores, querem apenas concluir parte dos estudos para ter uma qualificação profissional. A maioria também, se sentiu motivada a procurar tal modalidade de ensino, ao sair em busca de empregos. Os alunos pesquisados, independente de ser escola central ou periférica, apresentam vulnerabilidade socioeconômica, a maior parte é mulheres negras e semi-analfabetas com renda inferior ou igual a um salário mínimo. Pessoas que em vários momentos declararam ter se sentido discriminado por terem pouca escolaridade. Os alunos pesquisados estão com idade variando entre trinta a cinquenta anos e precisam de qualificação profissional para conseguir um emprego. O curso de maior interesse por parte dos alunos foi o de informática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-02-02T20:39:14Z No. of bitstreams: 1 GONZAGA, Jucilene Borges.pdf: 2232345 bytes, checksum: 30be3b395979e718dd95a214279ec7e6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-02-02T22:07:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONZAGA, Jucilene Borges.pdf: 2232345 bytes, checksum: 30be3b395979e718dd95a214279ec7e6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-02T22:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONZAGA, Jucilene Borges.pdf: 2232345 bytes, checksum: 30be3b395979e718dd95a214279ec7e6 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos ( EJA) – Ariquemes-RO | pt_BR |
dc.subject | Educação – Contexto socioeconômico | pt_BR |
dc.subject | Alunos – Perfil | pt_BR |
dc.title | O perfil do público da EJA em Ariquemes/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GONZAGA, Jucilene Borges.pdf | Leitura de dados | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.