Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonzaga, Jucilene Borges-
dc.date.accessioned2016-02-02T22:09:06Z-
dc.date.available2016-02-02T22:09:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGONZAGA, Jucilene B. O perfil do público da EJA em Ariquemes/RO . 2015, 66 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/449-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª. M.e. Eliéte Zanelato.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigativo propõe identificar o perfil do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas públicas de Ariquemes, ambas municipais, que atendem ao público de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo geral elencaram-se os específicos, sendo: analisar os motivos e necessidades que levaram o público da EJA buscar tal modalidade de ensino, reconhecer o contexto econômico/social dos estudantes da EJA e verificar as divergências entre poder aquisitivo do aluno da EJA e sua escolaridade. Os dados foram coletados com questionários fechados para todos os alunos que estão freqüentando as supracitadas séries, além de entrevistas com um aluno cada escola. A intenção é observar quem são esses sujeitos, em relação ao contexto social. O interesse pelas duas escolas não se deu no vácuo, pois a intenção foi investigar periferia e centro. Ou seja, uma escola é mais centralizada e a outra num setor periférico para que permita observar se há diferenças sociais entre os sujeitos envolvidos. Constatou-se que, dos alunos pesquisados, a maioria não apresentaram grandes expectativas para prosseguirem em estudos posteriores, querem apenas concluir parte dos estudos para ter uma qualificação profissional. A maioria também, se sentiu motivada a procurar tal modalidade de ensino, ao sair em busca de empregos. Os alunos pesquisados, independente de ser escola central ou periférica, apresentam vulnerabilidade socioeconômica, a maior parte é mulheres negras e semi-analfabetas com renda inferior ou igual a um salário mínimo. Pessoas que em vários momentos declararam ter se sentido discriminado por terem pouca escolaridade. Os alunos pesquisados estão com idade variando entre trinta a cinquenta anos e precisam de qualificação profissional para conseguir um emprego. O curso de maior interesse por parte dos alunos foi o de informática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-02-02T20:39:14Z No. of bitstreams: 1 GONZAGA, Jucilene Borges.pdf: 2232345 bytes, checksum: 30be3b395979e718dd95a214279ec7e6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-02-02T22:07:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONZAGA, Jucilene Borges.pdf: 2232345 bytes, checksum: 30be3b395979e718dd95a214279ec7e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-02T22:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONZAGA, Jucilene Borges.pdf: 2232345 bytes, checksum: 30be3b395979e718dd95a214279ec7e6 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos ( EJA) – Ariquemes-ROpt_BR
dc.subjectEducação – Contexto socioeconômicopt_BR
dc.subjectAlunos – Perfilpt_BR
dc.titleO perfil do público da EJA em Ariquemes/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONZAGA, Jucilene Borges.pdfLeitura de dados2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.