Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/450
Title: Gestão sustentável dos produtos florestais madeiráveis: um estudo a partir das indústrias madeireiras de Pimenta Bueno (RO)
Authors: Thomazin, Marinês Santos da Silva
Keywords: Produtos florestais madeiráveis
Manejo florestal
Sustentabilidade
Issue Date: 2014
Citation: THOMAZIN, Marinês Santos da Silva. Gestão sustentável dos produtos florestais madeiráveis: um estudo a partir das indústrias madeireiras de Pimenta Bueno (RO). 30 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: Produtos Florestais Madeiráveis(PFM) é todo material lenhoso extraídos da natureza transformado em madeira serrada, tabuas, vigas, pranchas, etc., destinando-se a construção civil, uso naval, moveis, etc. Os processos de gestão ambiental e social dos produtos florestais buscam a melhoria da qualidade ambiental dos serviços envolvendo desde as obrigações com a legislação ambiental até a fixação de políticas ambientais que visam a conscientização da organização. O mercado de produtos derivados de madeira tem demanda garantida, mesmo com o decréscimo de florestas nativas; nas últimas décadas, tem sido suprido por madeiras de reflorestamento. Na presente pesquisa o objetivo foi analisar o mercado (caracterização e potencialidades) de produtos florestais madeiráveis da região de Pimenta Bueno, sua infraestrutura, processo de gestão e ações sustentáveis nas madeireiras. A pesquisa foi de cunho qualitativo, envolvendo as 3(três) maiores madeireiras(porte) do município de Pimenta Bueno, além de uma indústria moveleira, sendo entrevistados os gestores/proprietários no mês de abril (2014) e após os dados colhidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que as principais espécies comercializadas pelas madeireiras de Pimenta Bueno são: garapeira, cerejeira, jatobá e a teca de reflorestamento, dentre outros que contribuem com maior faturamento para as empresas e uma pequena parcela da receita para o município com relação a impostos; desse processo de serragem 45% da tora torna-se resíduos que se transformara em bicombustíveis. As madeiras são extraídas de reflorestamento e propriedades rurais que desmatam para o plantio de pastagem ou lavouras.
Description: Artigo-Trabalho de Conclusão de Cursoapresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – CâmpusProfessor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção de grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob orientação da prof. Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/450
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc Marines para vf 2807.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools