Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4517
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RODRIGUES, Ariam Ayesha Barros | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T21:16:30Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T21:16:30Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ariam Ayesha Barros. Barreiras atitudinais e as representações sociais sobre a pessoa com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4517 | - |
dc.description.abstract | As barreiras atitudinais estão presentes na sociedade e se configuram e materializam nas ações dos indivíduos frente às pessoas com deficiência. Destarte, a educação é uma ferramenta fundamental para mudar a mentalidade das pessoas e diminuir o preconceito e as concepções negativas referentes às pessoas com deficiência. É importante que as escolas e universidades adotem políticas que visem uma pedagogia na perspectiva inclusiva, que contemple a diversidade e a inclusão. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as representações sociais de acadêmicos do curso de pedagogia sobre as barreiras atitudinais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, onde as referências foram encontradas no Google Acadêmico e a pesquisa de campo, no qual utilizamos um questionário via Google Formulários, para coletar informações acerca da temática. A presente pesquisa conta com o aporte teórico dos autores Sassaki (1997), Moises e Stockmann (2020), Guedes (2007), Lima e Tavares (2007), para discorrer sobre o tema, Johnson (2020) para discorrer sobre as mudanças no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Pedagogia e dos autores Minayo (2014), Gonsalves (2001), Kauark, Manhães e Medeiros (2010) e Severino (2007), para tratar sobre a metodologia. Os resultados apontam que quando o profissional da educação obtém contato com disciplinas específicas da Educação Especial e Inclusiva, há uma postura de remoção das barreiras e rompimento com os paradigmas. E que se o professor não obteve contato com as disciplinas, é necessário que se afaste dos modelos tradicionais e conquiste a consciência de que não é um ser condicionado a somente ao que aprendeu na grade curricular e para mudar as concepções, necessita ser um sujeito reflexivo, que analisa sua prática pedagógica, pois o aluno é um sujeito concreto, que interage em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-09T15:43:31Z No. of bitstreams: 1 TCC_da_Ariam.pdf: 3417929 bytes, checksum: afa0ef9decb4f75e3eaf12ac6ee77387 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-09T21:16:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_da_Ariam.pdf: 3417929 bytes, checksum: afa0ef9decb4f75e3eaf12ac6ee77387 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-09T21:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_da_Ariam.pdf: 3417929 bytes, checksum: afa0ef9decb4f75e3eaf12ac6ee77387 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Barreiras atitudinais | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | Barreiras atitudinais e as representações sociais sobre a pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_da_Ariam.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.