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dc.contributor.authorBATISTA, Poliana Montessi-
dc.date.accessioned2023-08-09T21:21:37Z-
dc.date.available2023-08-09T21:21:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBATISTA, Poliana Montessi. Mediação pedagógica: concepção e práticas do profissional da educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4523-
dc.description.abstractAo adentrar a sala de aula, o professor se depara com inúmeras dúvidas e inseguranças, principalmente àquele iniciante, os desafios parecem maiores quando nesse cenário estão presente estudantes com dificuldades de aprendizagem. Não raro, diante desses casos observa-se a medicalização da educação. Considerando esse contexto, buscou-se pensar uma alternativa frente às dificuldades que envolvem o ensino e aprendizagem, a partir da mediação pedagógica. Assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a concepção de mediação pedagógica de professores da rede pública de educação que atuam em dois municípios do Estado de Rondônia. Para tanto, recorremos à abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, subsidiada pelos estudos de Ferreira, Vectore e Dechichi(2012) sobre Feuerstein e a sua Experiência de Aprendizagem Mediada(EAM), além dos seus critérios para a EAM, somado as ideias de mediação e aprendizagem de Vygotsky. Foi realizada ainda, pesquisa de campo com a participação de sete professores, sendo seis de Nova Mamoré e um de Ariquemes. Os resultados apontam que a mediação pedagógica é crucial para uma eficaz e eficiente aprendizagem e desenvolvimento do educando, e que ainda se faz necessário muitos estudos e formações sobre o tema, uma vez que a concepção apresentada pelos docentes, se mostram muito restritas, não abordando todas as possibilidades dentro dessa metodologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-09T14:39:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_da_Poliana.pdf: 214678 bytes, checksum: 53d617ffe6703c3763726507ae8837f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-09T21:21:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_da_Poliana.pdf: 214678 bytes, checksum: 53d617ffe6703c3763726507ae8837f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T21:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_da_Poliana.pdf: 214678 bytes, checksum: 53d617ffe6703c3763726507ae8837f1 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectIntencionalidadept_BR
dc.subjectPlanejamento.pt_BR
dc.titleMediação pedagógica: concepção e práticas do profissional da educaçãopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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