Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BATISTA, Poliana Montessi | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T21:21:37Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T21:21:37Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Poliana Montessi. Mediação pedagógica: concepção e práticas do profissional da educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4523 | - |
dc.description.abstract | Ao adentrar a sala de aula, o professor se depara com inúmeras dúvidas e inseguranças, principalmente àquele iniciante, os desafios parecem maiores quando nesse cenário estão presente estudantes com dificuldades de aprendizagem. Não raro, diante desses casos observa-se a medicalização da educação. Considerando esse contexto, buscou-se pensar uma alternativa frente às dificuldades que envolvem o ensino e aprendizagem, a partir da mediação pedagógica. Assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a concepção de mediação pedagógica de professores da rede pública de educação que atuam em dois municípios do Estado de Rondônia. Para tanto, recorremos à abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, subsidiada pelos estudos de Ferreira, Vectore e Dechichi(2012) sobre Feuerstein e a sua Experiência de Aprendizagem Mediada(EAM), além dos seus critérios para a EAM, somado as ideias de mediação e aprendizagem de Vygotsky. Foi realizada ainda, pesquisa de campo com a participação de sete professores, sendo seis de Nova Mamoré e um de Ariquemes. Os resultados apontam que a mediação pedagógica é crucial para uma eficaz e eficiente aprendizagem e desenvolvimento do educando, e que ainda se faz necessário muitos estudos e formações sobre o tema, uma vez que a concepção apresentada pelos docentes, se mostram muito restritas, não abordando todas as possibilidades dentro dessa metodologia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-09T14:39:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_da_Poliana.pdf: 214678 bytes, checksum: 53d617ffe6703c3763726507ae8837f1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-09T21:21:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_da_Poliana.pdf: 214678 bytes, checksum: 53d617ffe6703c3763726507ae8837f1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-09T21:21:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_da_Poliana.pdf: 214678 bytes, checksum: 53d617ffe6703c3763726507ae8837f1 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Intencionalidade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento. | pt_BR |
dc.title | Mediação pedagógica: concepção e práticas do profissional da educação | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_da_Poliana.pdf | 209,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.