Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/452
Title: Contribuição do ICMS ecológico para a sustentabilidade do município de Alto Alegre dos Parecis e da Comunidade indígena Sakurabiat
Authors: Neri, Guilherme Teixeira
Keywords: Sustentabilidade
ICMS ecológico
Povo indígena Sakurabiat
Issue Date: 17-Jul-2014
Citation: NERI, Guilherme Teixeira. Contribuição do ICMS ecológico para a sustentabilidade do município de Alto Alegre dos Parecis e da Comunidade indígena Sakurabiat. 33 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: O ICMs Ecológico é um importante instrumento econômico criado como alternativa na gestão sustentável e ambiental de áreas protegidas, bem como de incentivo financeiro para os municípios que abrigam esses importantes ativos ambientais. Nesse sentido, o presente artigo faz uma análise da contribuição do ICMs Ecológico para a sustentabilidade do município de Alto Alegre dos Parecis e da comunidade indígena Sakurabiat, tomando se como base a comparação de municípios onde a aplicação desses recursos acontecem de forma assimétrica. Para tanto foi utilizado como metodologia um estudo qualitativo-descritivo, com utilização de roteiros de entrevistas aplicados a gestores municipais, servidores da FUNAI e indígenas no período de dois meses, utilizando-se de autores e obras com produções nos temas: ICMS Ecológico, Unidades de Conservação, Sustentabilidade e Governança Ambiental na Amazônia e Povos Indígenas Sakurabiat. Os resultados demonstraram que o ICMs Ecológico é um indispensável instrumento econômico para a preservação da biodiversidade e gestão de territórios indígenas. No entanto existe pouco comprometimento dos gestores municipais em dar a destinação adequada aos recursos auferidos.
Description: Artigo – Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof. Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/452
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools