Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/454
Título: O perfil proposto no Projeto Político Pedagógico e o perfil demandado pelo mercado de trabalho: um estudo sobre a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal
Autor(es): Nascimento, Micheli Ferreira do
Palavras-chave: Mercado
Profissional contábil
Perfil contábil
Data do documento: 2014
Citação: NASCIMENTO, Micheli Ferreira do. O perfil proposto no Projeto Político Pedagógico e o perfil demandado pelo mercado de trabalho: um estudo sobre a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal. 31 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Esta pesquisa que foi aplicada na Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, localizado na cidade de Cacoal, teve como objetivo geral, verificar se a formação profissional oferecida no curso de Ciências Contábeis atende às demandas de mercado de trabalho na percepção dos discentes concluintes. Para tanto, foram abordados 46 acadêmicos concluintes do referido curso (de 02 turmas de oitavo período de dois turnos: vespertino e noturno). A realização da pesquisa justificou-se face à importância de se conhecer tais percepções visando identificar lacunas entre o que é percebido como demanda de mercado ao profissional contábil e o que é desenvolvido no curso de Ciências Contábeis, possibilitando ações voltadas à melhoria. Preliminarmente, buscou-se identificar quais fatores influenciaram a escolha pelo curso pelo entendimento de que exercem influência no modo de perceber o próprio desenvolvimento do perfil em relação às demandas. As demandas do mercado de trabalho para o profissional contábil foram identificadas a partir de revisão teórica em pesquisa bibliográfica e, a coleta de dados, em pesquisa de campo, se deu por meio de aplicação de questionário estruturado, composto de questões fechadas dicotômicas e de múltipla escolha organizadas em escala Likert de cinco pontos. Os resultados obtidos permitem dizer que o curso dá aos discentes, futuros egressos, suporte para atuarem no mercado de trabalho e que, conforme percepção dos pesquisados, atendem às demandas de mercado valorizadas citadas na teoria, como por exemplo, a capacidade para trabalhar em equipe, facilidade para a comunicação, ter postura ética.
Descrição: Trabalho Conclusão Curso, modalidade de Artigo, apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação da Prof. Dra. Estela Pitwak Rossoni.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/454
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Micheli Ferreira do Nascimento.pdf330,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador