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dc.contributor.authorSOUZA, Gleisse Crespo Vaca-
dc.contributor.authorTAVARES, Leila Saavedra da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-14T13:39:16Z-
dc.date.available2023-08-14T13:39:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, Gleisse Crespo Vaca; TAVARES, Leila Saavedra da Silva. Bilinguismo para surdos: um encontro com a pedagogia surda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4545-
dc.description.abstractNeste trabalho buscamos compreender a educação bilíngue para surdos partindo da visão da história cultural praticada por Strobel (2015), Perlin (2015) e Moura (2018), da história dos surdos e da educação de surdos Lodi (2021) na perspectivas de literaturas produzidas por surdos e ouvintes e das legislações específicas sobre a Libras e especificamente sobre a educação bilíngue para surdos. Os objetivos específicos consistem em identificar entre os autores surdos e ouvintes propostas para a educação de surdos e confirmar se existem condições de que ambas as teóricas se complementam fortalecendo o vínculo entre as duas culturas e as condições de assegurar a interculturalidade entre as culturas surda e ouvinte. A metodologia consiste em fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema entre autores surdos e ouvintes para produção de dados. Concluímos a pesquisa identificando que dentro de uma pedagogia para valorização da cultura surda tanto autores surdos quanto os ouvintes concordam que a Libras se constitui como primeira língua para os surdos e a língua portuguesa é a segunda língua para os surdos e esta precisa ser ensinada em um ambiente bilíngue pois na inclusão ela perde sua característica de segunda língua porque é priorizada a necessidade de os alunos ouvintes aprenderem como primeira língua. Outra questão é que foi identificada uma proposta para o ensino de L2 para surdos Brasil (2021) e as competências e habilidades que o professor bilíngue precisa ter para atuar nesse espaço. Também percebemos que existe ainda a necessidade de que sejam criadas propostas também para o ensino de outras disciplinas para surdos como a matemática, ciências etc.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-11T14:06:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_GLEISSE E LEILA.pdf: 9547399 bytes, checksum: 9732a88b3a6e7a0807581c829e73df6b (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleBilinguismo para surdos: um encontro com a pedagogia surdapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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