Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUZA, Gleisse Crespo Vaca | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Leila Saavedra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T13:39:16Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T13:39:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gleisse Crespo Vaca; TAVARES, Leila Saavedra da Silva. Bilinguismo para surdos: um encontro com a pedagogia surda. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4545 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho buscamos compreender a educação bilíngue para surdos partindo da visão da história cultural praticada por Strobel (2015), Perlin (2015) e Moura (2018), da história dos surdos e da educação de surdos Lodi (2021) na perspectivas de literaturas produzidas por surdos e ouvintes e das legislações específicas sobre a Libras e especificamente sobre a educação bilíngue para surdos. Os objetivos específicos consistem em identificar entre os autores surdos e ouvintes propostas para a educação de surdos e confirmar se existem condições de que ambas as teóricas se complementam fortalecendo o vínculo entre as duas culturas e as condições de assegurar a interculturalidade entre as culturas surda e ouvinte. A metodologia consiste em fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema entre autores surdos e ouvintes para produção de dados. Concluímos a pesquisa identificando que dentro de uma pedagogia para valorização da cultura surda tanto autores surdos quanto os ouvintes concordam que a Libras se constitui como primeira língua para os surdos e a língua portuguesa é a segunda língua para os surdos e esta precisa ser ensinada em um ambiente bilíngue pois na inclusão ela perde sua característica de segunda língua porque é priorizada a necessidade de os alunos ouvintes aprenderem como primeira língua. Outra questão é que foi identificada uma proposta para o ensino de L2 para surdos Brasil (2021) e as competências e habilidades que o professor bilíngue precisa ter para atuar nesse espaço. Também percebemos que existe ainda a necessidade de que sejam criadas propostas também para o ensino de outras disciplinas para surdos como a matemática, ciências etc. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-11T14:06:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_GLEISSE E LEILA.pdf: 9547399 bytes, checksum: 9732a88b3a6e7a0807581c829e73df6b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-14T13:39:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_GLEISSE E LEILA.pdf: 9547399 bytes, checksum: 9732a88b3a6e7a0807581c829e73df6b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-14T13:39:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_GLEISSE E LEILA.pdf: 9547399 bytes, checksum: 9732a88b3a6e7a0807581c829e73df6b (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.title | Bilinguismo para surdos: um encontro com a pedagogia surda | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GLEISSE E LEILA.pdf | 9,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.