Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FREITAS, Geise Natália Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T13:39:54Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T13:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Geise Natália Rodrigues de. A importância das interações sociais na formação humana: uma análise a partir dos mapas mentais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4546 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, a educação dos cidadãos que não conseguiram completar o ensino básico em idade adequada, está contemplada na modalidade de ensino denominada Educação de Jovens e Adultos. Todavia geralmente, tal educação está restrita ao objetivo de capacitar as pessoas para inserção ao mercado de trabalho. Porém, a partir da Psicologia Histórico-cultural percebemos que as interações envolvem não apenas as relações sociais que estabelece com outros indivíduos, mas também as práticas culturais que lhe são apresentadas. Portanto, este trabalho se estruturou nos seguintes questionamentos: a) Como a falta de acesso a escola pode afetar a vida do sujeito? b) Quais os motivos preponderantes que não permitiram o acesso a escola nas idades adequadas? A presente pesquisa se caracteriza como estudo de caso, uma vez que analisou o contexto de uma participante de 75 anos de idade, natural do município de Guajará-Mirim/ RO que não completou a educação básica. Para tanto, utilizou-se o aporte teórico-metodológico da aplicação de mapas mentais, proposto pela pesquisadora Dra. Salete Kozel. Por fim, podemos inferir que, o fato de não ter tido acesso à escola, a Educação não esteve ausente em sua formação, pois conforme afirmam Rodrigues (2001) e Alves (2016), a educação independe dos espaços na qual acontece e pode ser exercida por outros membros do meio social em que o sujeito está inserido. Portando percebemos que, educação não ocorre apenas nos espaços formais, como das escolas, mais inicia-se dentro do seio familiar e se estende perante as interações do sujeito com o meio em que está inserido. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-10T20:58:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_GEISE NATÁLIA.pdf: 382432 bytes, checksum: 9751d28d21e2d7773143f8dabe3f9641 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-14T13:39:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_GEISE NATÁLIA.pdf: 382432 bytes, checksum: 9751d28d21e2d7773143f8dabe3f9641 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-14T13:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_GEISE NATÁLIA.pdf: 382432 bytes, checksum: 9751d28d21e2d7773143f8dabe3f9641 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação humana | pt_BR |
dc.subject | Mapas mentais | pt_BR |
dc.title | A importância das interações sociais na formação humana: uma análise a partir dos mapas mentais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_GEISE NATÁLIA.pdf | 373,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.