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dc.contributor.authorSOUSA, Camila Velozo de-
dc.contributor.authorCORREIA, Zélia Aparecida de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-18T13:33:56Z-
dc.date.available2023-08-18T13:33:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Camila Velozo de; CORREIA, Zélia Aparecida de Oliveira. Projeto de vida no novo ensino médio: uma reflexão sobre as práticas docentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4572-
dc.description.abstractO presente artigo tem como tema o componente curricular “Projeto de Vida”, no Novo Ensino Médio com vistas a uma reflexão sobre as práticas docentes, o papel do aluno e a dinâmica enquanto teoria e prática no âmbito da sala de aula. A partir do tema proposto, nos questionamos sobre o fato de os alunos terem se apropriado das práticas desenvolvidas no Projeto de Vida ou de apenas o enxergarem como mais um componente do currículo a ser estudado. A partir desse questionamento, elencamos as seguintes hipóteses: a) os alunos só conseguirão se apropriar dos conhecimentos mediados durante o componente curricular “Projeto de Vida (PV)” a depender da disponibilidade e interesse do professor responsável em desenvolver propostas que realmente contemplem esse Projeto; b) se os alunos estiverem comprometidos com os seus estudos e consciência da importância do PV. Dessa forma, definimos como objetivo geral discutir o desenvolvimento do Projeto de Vida na prática a partir das nossas experiências como docentes em processo de formação inicial. Para tendermos ao objetivo proposto, estipulamos os seguintes objetivos específicos: a) refletir sobre a importância do componente curricular Projeto de Vida para a formação plena do educando; b) analisar as práticas por nós desenvolvidas no “Projeto de Vida” com vistas a fomentar a apropriação desse componente curricular para os alunos. Como base teórica, utilizamos os seguintes autores: Vygotsky (1998), Pimenta (2012), Imbernón (2016) Demo (1997), Souza e Silva (2022), entre outros. Como abordagem metodológica, essa pesquisa pode ser considerada como bibliográfica e de campo, além de se constituir como uma pesquisa-participante com abordagem qualitativa, a partir de uma visão crítico-reflexiva de nossas práticas enquanto docentes em formação inicial integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Com a finalização deste artigo, percebemos que o “Projeto de vida é importante para a vida escolar e pessoal dos jovens que tenham a possibilidade de cumprirem esse componente curricular. Porém, para que esse projeto seja colocado em prática de forma efetiva o professor necessita de tempo para planejar e que as leis que o respaldam sejam colocadas em prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-17T15:46:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_Camila e Zélia.pdf: 420357 bytes, checksum: 9bb013665f62c0e0f6ba9c38fcabd1b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-18T13:33:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Camila e Zélia.pdf: 420357 bytes, checksum: 9bb013665f62c0e0f6ba9c38fcabd1b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-18T13:33:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Camila e Zélia.pdf: 420357 bytes, checksum: 9bb013665f62c0e0f6ba9c38fcabd1b4 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectEnsino médio integralpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleProjeto de vida no novo ensino médio: uma reflexão sobre as práticas docentespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

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