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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fabianne Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-08-24T15:00:42Z-
dc.date.available2023-08-24T15:00:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabianne Gonçalves. Transtorno de ansiedade, desempenho acadêmico e aprendizagem: contribuições da teoria histórico-cultural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4583-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que se realizou a respeito de estudantes com Transtorno de Ansiedade (TA) e a forma como ele afeta o desempenho acadêmico e a aprendizagem. Essa pesquisa teve como objetivo geral compreender fatores relacionados à dificuldade de aprendizagem e desempenho acadêmico de estudantes com TA à luz da Teoria Histórico-Cultural, apoiando-se nos seguintes objetivos específicos: analisar resultados de pesquisas anteriores relacionadas ao comportamento de acadêmicos com transtornos de aprendizagem; demonstrar de que forma a ansiedade afeta a aprendizagem e o desempenho acadêmico e identificar os elementos da Teoria Histórico-Cultural que contribuam para a compreensão do fenômeno do TA no meio acadêmico, bem como com possíveis intervenções teórico-metodológicas para a superação desse problema/dessa dificuldade. Os principais autores utilizados na pesquisa foram Libâneo (2004), na discussão quanto a aprendizagem e, ao mesmo tempo, com referência à Teoria Histórico-Cultural; Vigotski (1991) e autores da Teoria Histórico-Cultural; Dalgalarrondo (2019), com a definição clínica sobre o TA e autores relacionados a esta temática. Com esse estudo foi possível constatar que os universitários desenvolvem transtornos psíquicos durante a vida acadêmica. Constatamos ainda a ausência de pesquisas que considerem o TA como um fator que afeta a aprendizagem. Assim, detectamos a necessidade de estudos para análise dessa realidade, pois o transtorno de aprendizagem nem sempre pode estar relacionado a outros transtornos como TDAH, Dislexia etc., mas pode ser ele mesmo o próprio agente causador do TA, ou o TA pode ser também fator determinante para o surgimento do transtorno de aprendizagem. Com essa pesquisa, confirmamos que a Teoria Histórico-Cultural lança luzes ao facilitar-nos a compreensão de como o meio interfere e cria situações de comportamento, pois o meio influencia no comportamento do sujeito, espaço este no qual a linguagem figura como um papel importante, pois nela se encontram a subjetividade e os sentidos que moldam, criam e recriam o meio e o sujeito desse meio – o homem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-21T12:47:38Z No. of bitstreams: 1 TCC_Fabiane_Goncalves.pdf: 803300 bytes, checksum: 6f2557b74ffb1e572f24caaec182dcd5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-24T15:00:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Fabiane_Goncalves.pdf: 803300 bytes, checksum: 6f2557b74ffb1e572f24caaec182dcd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-24T15:00:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Fabiane_Goncalves.pdf: 803300 bytes, checksum: 6f2557b74ffb1e572f24caaec182dcd5 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de Ansiedadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.titleTranstorno de ansiedade, desempenho acadêmico e aprendizagem: contribuições da teoria histórico-culturalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

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