Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/459
Título: Inclusão produtiva rural como meio de gestão e promoção social para a agricultura familiar
Autor(es): Sousa, Sandra Helena Mangueira Nunes
Palavras-chave: Agricultura familiar
Promoção social
Inclusão produtiva rural
Data do documento: 2014
Citação: SOUSA, Sandra Helena Mangueira Nunes. Inclusão produtiva rural como meio de gestão e promoção social para a agricultura familiar. 38 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: este trabalho teve como finalidade verificar a importância do Programa de inclusão produtiva rural do governo federal e a inserção social dos agricultores familiares assistidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), de forma a estimular a geração de trabalho e renda. O estudo abordou problemáticas relacionadas a desigualdade social, a pobreza e o modo como o Estado trata a questão e os critérios de seleção destas famílias beneficiadas baseado no que preconiza o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A prioridade para os mais pobres vem sendo implementada, sobretudo, por meio de políticas públicas como o Fome Zero, e por um conjunto de projetos e programas de diversos órgãos do Governo Federal, que visam a inclusão social das famílias brasileiras bem como dos agricultores familiares. A pesquisa foi realizada com os agricultores familiares associados a Associação das Trabalhadoras Rurais Esperançosas de Rondônia – ATRERON, e apresentou os resultados sobre a contribuição efetiva que os cursos de formação profissional rural e as atividades de promoção social desenvolvidas pelo SENAR propiciam no desenvolvimento das atividades dos agricultores familiares do município de São Felipe D’Oeste, Rondônia. O estudo mostrou também que a agricultura familiar torna-se importante fator de geração de renda e emprego para pequenos agricultores, o que possibilita manter mais famílias no campo em forma de associativismo na produção, beneficiamento e comercialização de produtos artesanais com sub-produtos da agricultura local proporcionando novas oportunidades de trabalho e renda.
Descrição: Artigo – Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Me. Charles Carminati de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/459
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO FINAL Sandra.pdf846,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador