Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Érika Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T15:11:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T15:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Érika Oliveira da. Subjetividade, ensino e aprendizagem: perspectivas da teoria histórico-cultural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4591 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo geral identificar perspectivas da Teoria Histórico-Cultural que possam contribuir para o avanço do ensino e da aprendizagem, com ênfase nos aspectos subjetivos do desenvolvimento humano. Constituiu-se a partir dos seguintes objetivos específicos: apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural relativos ao ensino e à aprendizagem escolar; e considerar possibilidades teórico metodológicas da Teoria Histórico-Cultural como contribuição para o ensino e aprendizagem, especialmente no que tange aos aspectos subjetivos do desenvolvimento humano em suas máximas potencialidades. O estudo teve como principal referência teórico-metodológica a perspectiva histórico-cultural. Como resultados, confirmamos a hipótese de que esse referencial dispõe de subsídios capazes de favorecer a qualidade do ensino e da aprendizagem escolar quando são valorizados os aspectos subjetivos do ser humano, conduzindo-o para o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas superiores. Nesse sentido, o professor constitui-se como principal instrumento nas organizações e estratégias metodológicas, norteando o indivíduo para o seu desenvolvimento intelectual, ligando os fenômenos físicos, biológicos, sociais e culturais, dentro de uma ação sistemática e intencional, conforme propõe a Teoria Histórico-Cultural. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-18T13:58:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_ERIKA_OLIVEIRA.pdf: 436703 bytes, checksum: 4dfe10ac24f45b625904b7cf2b315d9a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-24T15:11:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ERIKA_OLIVEIRA.pdf: 436703 bytes, checksum: 4dfe10ac24f45b625904b7cf2b315d9a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-24T15:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ERIKA_OLIVEIRA.pdf: 436703 bytes, checksum: 4dfe10ac24f45b625904b7cf2b315d9a (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.title | Subjetividade, ensino e aprendizagem: perspectivas da teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ERIKA_OLIVEIRA.pdf | 426,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.