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dc.contributor.authorSILVA, Érika Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-08-24T15:11:31Z-
dc.date.available2023-08-24T15:11:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Érika Oliveira da. Subjetividade, ensino e aprendizagem: perspectivas da teoria histórico-cultural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4591-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo geral identificar perspectivas da Teoria Histórico-Cultural que possam contribuir para o avanço do ensino e da aprendizagem, com ênfase nos aspectos subjetivos do desenvolvimento humano. Constituiu-se a partir dos seguintes objetivos específicos: apresentar os principais conceitos da Teoria Histórico-Cultural relativos ao ensino e à aprendizagem escolar; e considerar possibilidades teórico metodológicas da Teoria Histórico-Cultural como contribuição para o ensino e aprendizagem, especialmente no que tange aos aspectos subjetivos do desenvolvimento humano em suas máximas potencialidades. O estudo teve como principal referência teórico-metodológica a perspectiva histórico-cultural. Como resultados, confirmamos a hipótese de que esse referencial dispõe de subsídios capazes de favorecer a qualidade do ensino e da aprendizagem escolar quando são valorizados os aspectos subjetivos do ser humano, conduzindo-o para o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas superiores. Nesse sentido, o professor constitui-se como principal instrumento nas organizações e estratégias metodológicas, norteando o indivíduo para o seu desenvolvimento intelectual, ligando os fenômenos físicos, biológicos, sociais e culturais, dentro de uma ação sistemática e intencional, conforme propõe a Teoria Histórico-Cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-18T13:58:23Z No. of bitstreams: 1 TCC_ERIKA_OLIVEIRA.pdf: 436703 bytes, checksum: 4dfe10ac24f45b625904b7cf2b315d9a (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleSubjetividade, ensino e aprendizagem: perspectivas da teoria histórico-culturalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

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