Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPESSOA, Maria Eliane de Jesus Santos-
dc.date.accessioned2023-09-01T14:20:04Z-
dc.date.available2023-09-01T14:20:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPESSOA, Maria Eliane de Jesus Santos. Discutindo afetividade no processo ensino aprendizado: uma revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4642-
dc.description.abstractEste trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições da relação afetiva para o processo de aprendizagem. Objetiva-se em buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas referência sobre a afetividade no processo de aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Metodologia: este estudo é uma revisão de literatura onde foi realizado uma busca com os descritores: educação, ensino e afetividade nos bancos de dados Portal Capes, Scielo e google acadêmico, foram selecionados os artigos mais relevantes sobre o tema estudado, também fizeram parte dessa revisão literaturas tradicionais da formação pedagógica. Durante a escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações, nas quais a afetividade está presente. A escola deve proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Sendo que o professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Foi possível constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-09-01T13:33:18Z No. of bitstreams: 1 TCC Artigo Maria Eliane.pdf: 719966 bytes, checksum: af781392610a67c61ec6b09dd9ded9c8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-09-01T14:20:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Artigo Maria Eliane.pdf: 719966 bytes, checksum: af781392610a67c61ec6b09dd9ded9c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T14:20:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Artigo Maria Eliane.pdf: 719966 bytes, checksum: af781392610a67c61ec6b09dd9ded9c8 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleDiscutindo afetividade no processo ensino aprendizado: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Artigo Maria Eliane.pdf703,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.