Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/467
Título: Os desafios enfrentados pelos profissionais de contabilidade na prevenção e combate às práticas do crime de lavagem de dinheiro: um estudo de caso no município de Espigão D'Oeste
Autor(es): Viana, Fabiana Franco
Palavras-chave: Lavagem de dinheiro
Profissional contábil
Obrigações legais
Data do documento: 2014
Citação: VIANA, Fabiana Franco. Os desafios enfrentados pelos profissionais de contabilidade na prevenção e combate às práticas do crime de lavagem de dinheiro: um estudo de caso no município de Espigão D'Oeste. 31 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: Este artigo trata dos desafios enfrentados pelos profissionais de contabilidade no combate e prevenção aos crimes de lavagem de dinheiro, identificando a percepção dos profissionais de contabilidade do município de Espigão do Oeste em relação a esses desafios no exercício da profissão contábil. Conta como surgiu a expressão ”lavagem de dinheiro”, apresenta as fases da lavagem e expõe a legislação vigente que incluiu os contadores no rol de pessoas obrigadas a informar as operações dos clientes junto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), abordando a regulamentação através da resolução n° 1.445/13. Mostra como deve ser a posição dos profissionais em relação aos crimes de lavagem de dinheiro e o conflito entre a lei e o código de ética do contador. O artigo utiliza-se de metodologia básica, descritiva e qualitativa. Utilizando-se da pesquisa de campo no auxilio da coleta de dados, tendo em conta as visitas feitas aos escritórios de contabilidade para a aplicação de questionários qualificando seu perfil; identificando sua percepção quanto a lei; COAF; existência e relevância dos crimes na região; ações preventivas acerca da lavagem de dinheiro; conhecimento das penalidades e posicionamento a partir da lei. Conclui que os profissionais da cidade de Espigão do Oeste não conhecem as características do crime de lavagem de dinheiro e somente a assemelham à sonegação de impostos, bem como também não tomaram os conhecimentos necessários quanto às obrigatoriedades legais, ficando assim, expostos as penalidades previstas.
Descrição: Artigo apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Professor Me. Adriano Tumelero.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/467
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Fabiana PRONTO.pdf255,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador