Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Vagner Magalhães dos-
dc.date.accessioned2023-09-21T13:11:23Z-
dc.date.available2023-09-21T13:11:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Vagner Magalhães dos. Representações sociais de escola, casa e rua compartilhadas por um grupo de crianças da cidade de Ji-Paraná/Rondônia. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4672-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação Profª Dra. Naiara dos Santos Nienowpt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo conhecer o significado atribuído por um grupo de crianças, entre 8 e 10 anos de idade, a respeito das palavras escola, casa e rua, com a intenção de compreender o modo como a leitura destes espaços influenciam na formação cívica e social dos mesmos. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade de Ji-Paraná/RO, que atente o público do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e contou com a participação de 13 crianças. A fundamentação teórica é pautada em Moscovici (1978; 2015), Vignaux (2015), Corsaro (2009; 2011), Duveen (2013), Faar (2013), Jodelet (2015), Andrade, Souza e Seidmann (2019), Qvortrup (2014) e Vigotski (2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como metodologia o estudo de caso. Os instrumentos utilizados para produção das informações foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a produção de desenhos. A análise das informações produzidas seguiu a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006), e a análise dos desenhos foi de acordo com os apontamentos de Gobbi (2002; 2009). Os registros gerados no momento da observação evidenciaram como as crianças compartilham ideias e discursos disseminados pelos adultos e meios de comunicação da sociedade. Bem como, também reproduzem, significam e ressignificam nas suas relações e conversações. As conversas entre pares apresentaram como pauta questões de gênero em conjunto a sexualidade, além de questões envolvendo política partidária e preço de produtos. A partir da análise das informações produzidas nas entrevistas foram identificados dois Núcleos de Significação, 1) A vivência da criança no espaço privado e 2) A vivência da criança no espaço público. No núcleo A vivência da criança no espaço privado, a pesquisa resultou na identificação da predominância da representação social do espaço casa como moradia, além de troca de afeto e segurança com os que ali vivem. Porém também foi mencionado, com menos incidência o sentimento de solidão e de se sentirem trancadas. Já no núcleo A vivência da criança no espaço público, a representação social de escola enquanto espaço de aprender/estudar, além de temas complementares como de preparo para o mercado de trabalho e espaço de socialização. Já o termo rua foi representado pelas crianças como espaço de tráfego de veículos e pessoas, demarcado pela insegurança e medo. De forma complementar, a análise dos desenhos referentes ao espaço casa evidencia a ausência de pessoas. Por outro lado, os desenhos dos espaços escola e rua foram representados como locais de encontro com o outro que favorecem o compartilhamento de experiências coletivas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-21T13:10:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_Vagner_Magalhães.pdf: 4319408 bytes, checksum: d349b631d5ee891c8618dc1addd2ea26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-21T13:10:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Vagner_Magalhães.pdf: 4319408 bytes, checksum: d349b631d5ee891c8618dc1addd2ea26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-21T13:11:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Vagner_Magalhães.pdf: 4319408 bytes, checksum: d349b631d5ee891c8618dc1addd2ea26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-21T13:11:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Vagner_Magalhães.pdf: 4319408 bytes, checksum: d349b631d5ee891c8618dc1addd2ea26 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCasapt_BR
dc.subjectRuapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleRepresentações sociais de escola, casa e rua compartilhadas por um grupo de crianças da cidade de Ji-Paraná/Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vagner_Magalhães.pdfTrabalho de Conclusão de Curso4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.