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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Analice de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T12:57:16Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T12:57:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Analice de Souza. Frequência relativa e conhecimento de performance prescritivo e descritivo no desempenho de habilidades motoras complexas. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4704 | - |
dc.description.abstract | O feedback é considerado uma importante ferramenta para o ensino de habilidades motoras. Há controvérsias na literatura a respeito de qual frequência e tipo de feedback seriam melhores para otimizar o aprendizado. Este estudo investigou os efeitos e comparou os tipos e frequências do Conhecimento de performance. Foram recrutados 52 alunos de uma escolinha de futsal com idade entre seis e onze anos, que foram divididos em 4 grupos: CP prescritivo 33%, CP prescritivo 100%, CP descritivo 33% e CP descritivo 100%. A tarefa consistia em realizar o arremesso lateral do futebol, que foi escolhido por se tratar de uma tarefa complexa. Os alunos foram submetidos a um pré-teste com três provas de arremesso, força máxima, 75% e 50% da distância máxima. Durante as semanas seguintes, foram submetidos à uma intervenção prática com 7 sessões. Nos dias seguintes, foram submetidos a um pósteste que consistia nas mesmas provas do pré-teste. Os resultados mostraram que os grupos começaram iguais no início do estudo. O grupo Prescritivo teve uma melhora superior aos outros grupos. Esses achados corroboram com a ideia de que fornecer feedback antes de realizar o movimento é melhor para otimizar o aprendizado. Pois, ao receber CP prescritivo, o aluno tem maior liberdade para corrigir o erro, pois o professor forneceu a instrução pronta. Isto é, o aluno não é forçado a identificar onde errou, por isso a precisão de correção do desempenho aumenta. Quanto a hipótese de que feedback fornecido com uma alta frequência é melhor para o aprendizado de habilidades motoras complexas, não foram encontrados resultados significantes para confirmá-la. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Juliana Guarloth (andressaj6uliana@gmail.com) on 2023-09-25T23:20:56Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdf: 808608 bytes, checksum: c8c94247f1cec145a6c1b4d0eabe16ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-06T12:57:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdf: 808608 bytes, checksum: c8c94247f1cec145a6c1b4d0eabe16ca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-06T12:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdf: 808608 bytes, checksum: c8c94247f1cec145a6c1b4d0eabe16ca (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento de performance | pt_BR |
dc.title | Frequência relativa e conhecimento de performance prescritivo e descritivo no desempenho de habilidades motoras complexas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdf | MONOGRAFIA | 789,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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