Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Analice de Souza-
dc.date.accessioned2023-10-06T12:57:16Z-
dc.date.available2023-10-06T12:57:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFREITAS, Analice de Souza. Frequência relativa e conhecimento de performance prescritivo e descritivo no desempenho de habilidades motoras complexas. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4704-
dc.description.abstractO feedback é considerado uma importante ferramenta para o ensino de habilidades motoras. Há controvérsias na literatura a respeito de qual frequência e tipo de feedback seriam melhores para otimizar o aprendizado. Este estudo investigou os efeitos e comparou os tipos e frequências do Conhecimento de performance. Foram recrutados 52 alunos de uma escolinha de futsal com idade entre seis e onze anos, que foram divididos em 4 grupos: CP prescritivo 33%, CP prescritivo 100%, CP descritivo 33% e CP descritivo 100%. A tarefa consistia em realizar o arremesso lateral do futebol, que foi escolhido por se tratar de uma tarefa complexa. Os alunos foram submetidos a um pré-teste com três provas de arremesso, força máxima, 75% e 50% da distância máxima. Durante as semanas seguintes, foram submetidos à uma intervenção prática com 7 sessões. Nos dias seguintes, foram submetidos a um pósteste que consistia nas mesmas provas do pré-teste. Os resultados mostraram que os grupos começaram iguais no início do estudo. O grupo Prescritivo teve uma melhora superior aos outros grupos. Esses achados corroboram com a ideia de que fornecer feedback antes de realizar o movimento é melhor para otimizar o aprendizado. Pois, ao receber CP prescritivo, o aluno tem maior liberdade para corrigir o erro, pois o professor forneceu a instrução pronta. Isto é, o aluno não é forçado a identificar onde errou, por isso a precisão de correção do desempenho aumenta. Quanto a hipótese de que feedback fornecido com uma alta frequência é melhor para o aprendizado de habilidades motoras complexas, não foram encontrados resultados significantes para confirmá-la.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Guarloth (andressaj6uliana@gmail.com) on 2023-09-25T23:20:56Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdf: 808608 bytes, checksum: c8c94247f1cec145a6c1b4d0eabe16ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-06T12:57:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdf: 808608 bytes, checksum: c8c94247f1cec145a6c1b4d0eabe16ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-06T12:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdf: 808608 bytes, checksum: c8c94247f1cec145a6c1b4d0eabe16ca (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectConhecimento de performancept_BR
dc.titleFrequência relativa e conhecimento de performance prescritivo e descritivo no desempenho de habilidades motoras complexaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ANALICE DE SOUZA FREITAS.pdfMONOGRAFIA789,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.