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Title: Balanço social: ferramenta para divulgação da responsabilidade social das empresas. Um estudo de caso nas lojas móveis Gazin em Rondônia
Authors: Piacentini, Alexandre Leonardo Simões
Porto, Wellington Silva
Keywords: Balanço social
Responsabilidade social
Comunicação
Issue Date: 2008
Citation: PIACENTINI, Alexandre Leonardo Simões. Balanço social: ferramenta para divulgação da responsabilidade social das empresas. Um estudo de caso nas lojas móveis Gazin em Rondônia. 37 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Abstract: O desenvolvimento de ações sociais por parte das empresas pode ter repercussão direta em sua imagem, na formação de seu ambiente interno, nos fatores motivacionais e de rendimento dos funcionários. Com o objetivo de acrescentar e consolidar conhecimentos na área contábil, no que tange aos resultados da divulgação do Balanço Social por parte das empresas, este trabalho lança sobre esta ferramenta uma análise de cunho estratégico, verificando se os funcionários consideram a divulgação do Balanço Social uma forma eficaz de comunicação da responsabilidade social do grupo Gazin em relação ao seu corpo funcional, os impactos de sua utilização sobre a motivação dos funcionários, e como as informações prestadas no modelo teórico do Balanço Social incluem em sua composição a descrição das relações de ordem sócio-econômica existentes entre a empresa e seus funcionários. Este estudo de caso foi realizado nas Lojas Móveis Gazin, componentes do grupo Gazin, delimitando-se as 34 lojas de comércio varejista situadas no estado de Rondônia, com a aplicação de uma pesquisa quantitativa indutiva dirigida ao universo de 420 funcionários, do qual se obteve uma amostragem casual de 34%. Os resultados revelaram que, embora o modelo de Balanço Social elaborado pelo grupo Gazin divirja dos fundamentos teóricos, as informações divulgadas referentes às relações entre o grupo e seu quadro funcional influenciaram positivamente seus funcionários, contribuindo para melhorar o conceito que 65% dos pesquisados faziam em relação à empresa, e influenciar positivamente a motivação de 96,5% dos pesquisados em permanecerem ligados à empresa e melhorar seus desempenhos funcionais.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Wellington Silva Porto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/471
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