Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Cristina da-
dc.date.accessioned2023-10-11T14:39:42Z-
dc.date.available2023-10-11T14:39:42Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, M. C. A contação de histórias na pré-escola: implicações nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças pré-escolares. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4716-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Renata Aparecida Carbone Mizusakipt_BR
dc.description.abstractA contação de histórias é uma prática histórica e ancestral que permeou o cotidiano de diferentes gerações e que ainda hoje permanece por meio de diferentes gêneros literários. As crianças ouvem e criam diferentes histórias em ambientes diversos e também, nas escolas de Educação Infantil onde estas práticas são intencionais e sistêmicas. Diante disso, este trabalho teve por objetivo geral compreender as implicações da contação de histórias nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças pré-escolares, na faixa etária compreendida entre os 4 a 5 anos e 11 meses de idade. Elegeu-se como problema a questão orientadora: “Quais as implicações da contação de histórias nos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças pré-escolares?” Para atender aos intentos propostos, utilizamos a pesquisa bibliográfica que permite a descrição e análise do tema abordado, a partir da literatura pertinente disponibilizada em livros, capítulos de livro, artigos, teses, dissertações, trabalho de conclusão de cursos (TCCs) e monografias. A partir do estudo de diferentes referenciais teóricos e de diferentes estudos e pesquisas, foi possível identificar que a contação de histórias, especialmente aquelas realizadas intencionalmente nas escolas de Educação Infantil por professores e professoras, pode implicar no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças pequenas por meio oralidade, das linguagens, as dimensões cognitivas, afetivas, sociais e culturais, as questões identitárias, a memória, a fantasia, a imaginação, a criatividade, a percepção de si e do mundo a sua volta. Assim, uma prática pedagógica que se utiliza de diferentes suportes literários, recursos diversificados, sejam eles industrializados ou confeccionados pelo contador junto com as crianças, é importante na constituição de um ambiente leve e estimulador para contação de histórias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria da Silva (mariadasilvavha10@gmail.com) on 2023-10-09T21:49:08Z No. of bitstreams: 1 TCC.MARIA_CRISTINA_VERSÃO_FINAL_COMPLETA.pdf: 638148 bytes, checksum: 9312eaba6d3b4211db9ab3974509af68 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-10-11T14:39:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.MARIA_CRISTINA_VERSÃO_FINAL_COMPLETA.pdf: 638148 bytes, checksum: 9312eaba6d3b4211db9ab3974509af68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-11T14:39:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.MARIA_CRISTINA_VERSÃO_FINAL_COMPLETA.pdf: 638148 bytes, checksum: 9312eaba6d3b4211db9ab3974509af68 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA contação de histórias na pré-escola: implicações nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças pré-escolarespt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.MARIA_CRISTINA_VERSÃO_FINAL_COMPLETA.pdf623,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.