Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4722
Título: | O letramento literário na Educação Infantil |
Autor(es): | Coimbra, Priscila Ferreira dos Santos |
Palavras-chave: | Letramentos Educação infantil Aprendizagem |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | COIMBRA, P. F. S. O letramento literário na Educação Infantil. 2023. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023 |
Resumo: | O tema da alfabetização e do letramento tem sido abordado ao longo dos últimos 50 anos sob diferentes enfoques. Quando a discussão envolve a Educação Infantil, nos vemos diante de um acirrado debate sobre suas finalidades, conceitos e relações. Compreendemos que para além da polêmica sobre o ensino ou não da leitura e escrita nesta etapa da educação básica, o letramento deve ser percebido como processo que possibilita a utilização da escrita, da leitura e outras linguagens no contexto de suas práticas sociais e suas funções, como ler, interpretar e produzir textos, ou ser capaz de memorizar informações, sendo ele uma das etapas mais importantes no processo de aprendizagem da criança. Assim, este estudo teve como objetivo geral: Elencar experimentações de letramento literário na Educação Infantil. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos objetivos específicos, que incluíram o repensar dos conceitos de letramento literário; refletir sobre as ações didáticas de letramento e formas de se trabalhar o letramento literário na Educação Infantil. A pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta central: “Qual é a relação entre o letramento literário e a Educação Infantil?” Para investigar essa questão, foi utilizada uma abordagem metodológica baseada na pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise de fontes e teorias relevantes sobre o tema. No decorrer deste estudo, buscou-se construir conhecimento sobre o letramento e também entender suas implicações e significados nesta etapa do desenvolvimento infantil. O estudo proporcionou informações valiosas sobre como as práticas de letramento literário podem ser integradas de maneira satisfatória no ambiente da Educação Infantil, enriquecendo as vivências de aprendizagens das crianças nesse momento de suas vidas. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Kelly Jessie Queiroz Penafiel |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4722 |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PRISCILA VERSÃO FINAL PDF.pdf | 779,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.