Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/474
Título: Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes
Autor(es): Piovesan, Elis Adriana
Palavras-chave: Educação especial
Educação Inclusiva. Necessidades educacionais especiais
Atendimento Educacional Especializado
Data do documento: 2014
Citação: PIOVESAN, Elis A. Análise do perfil de alunos com necessidades educacionais especiais e da ativação de seus professores em uma escola pública do município de Ariquemes. 2014, 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa sobre o atendimento educacional especializado (AEE) para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), as quais contemplam alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nesta pesquisa, apenas os dois primeiros tipos de NEE foram considerados. O objetivo geral foi realizar o levantamento do número de alunos com NEE causadas pelas condições acima descritas. Os objetivos específicos foram: 1) averiguar quais são as NEE dos alunos identificados nessa condição, 2) constatar a compreensão dos educadores em relação às patologias responsáveis pelas NEE, 3) verificar a percepção dos professores em relação à educação inclusiva, 4) descrever como é realizado o AEE dos alunos com NEE na escola participante da pesquisa e 5) identificar se há formações continuadas para o professor que atua com este perfil de aluno. Para isso foi utilizado um questionário aplicado a 8 professores de uma escola pública do município de Ariquemes, sendo 7 atuantes em sala de aula regular e 1 responsável pela sala de recursos multifuncionais (SRM). Esse questionário contemplou categorias de perguntas relacionadas com: a) informações pessoais para identificação e contato com esses professores, b) vínculo e experiência profissional, c) formação inicial e continuada, e d) conhecimento de conceitos, forma de atuação na escola, recursos pedagógicos e tecnológicos na área da educação especial, educação inclusiva e NEE. Quanto aos resultados constatou-se que a escola apresenta 8 alunos com NEE, destes 1 tem deficiência física, 2 deficiência visual, 2 deficiência intelectual, 1 deficiência múltipla e 2 TGD. Esses alunos recebem atendimento educacional tanto em sala de aula nas séries iniciais do ensino fundamental como na SRM. Todas as professoras participantes da pesquisa têm um longo período de experiência na educação, são formadas e possuem especialização, entretanto, 6 delas revelaram que isso não foi suficiente para prepará-las. Isso contribuiu em parte com a falta de esclarecimento quanto aos temas abordados na pesquisa, influenciando na atuação dessas professoras no sentido de realizar uma intervenção educativa que de fato contribua com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. São profissionais que se queixam, por não haver orientação e capacitação para que essa intervenção educativa de qualidade ocorra. Das 8 professoras apenas 2 souberam dar informações pertinentes sobre seus alunos com NEE, sendo uma delas a professora da SRM, que possui especialização na área da educação especial. Ao observar a SRM da escola pesquisada notou-se que era bem equipada com inúmeros recursos pedagógicos e tecnológicos. A presente escola ainda conta com acessibilidade em todas as dependências, com rampas, piso tátil, corrimãos e vão livre adequado nas portas do banheiro. Desse modo, é possível concluir que embora haja muitos pontos positivos, em especial no tocante a estrutura física da escola, recursos pedagógicos e tecnológicos, a formação inicial e continuada dos professores ainda é deficitária.
Descrição: Monografia apresentada como trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus de Ariquemes da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação do Professor Ms. Fernando Sérgio Silva Barbosa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/474
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIOVESAN, Elis A..pdfLeitura de dados511,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.