Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/475
Título: Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública
Autor(es): Meinhardt, Izabel Banfi de Almiron
Palavras-chave: Alfabetização
Método construtivista
Prática Pedagógica
Data do documento: 2015
Citação: MEINHARDT, Izabel B. de A. Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. 2015, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.
Resumo: A partir da década de 1980 o enfoque em torno da alfabetização ganhou uma nova dimensão, saindo de um contexto tradicional para uma proposta de alfabetização na perspectiva do desenvolvimento da criança, passa-se a valorizar o como a criança se apropria da leitura e da escrita, inserindo-se aí outras áreas, principalmente a psicologia. Nesse sentido os estudos de Piaget sobre as fases do desenvolvimento da criança são impulsionados e Emília Ferreiro e Ana Teberosky aprofundam os estudos sobre esse desenvolvimento por meio da psicogênese da língua escrita, constituída por hipóteses da escrita realizada pela criança compreendendo várias fases: nível pré- silábico nível silábico, nível silábico alfabético e nível alfabético. Dessa forma, esta pesquisa objetiva compreender como acontece a alfabetização em uma perspectiva construtivista. Buscou-se em várias bibliografias amparo teórico para se alcançar o que fora proposto como Ferreiro (2010; 2011) Teberosky (2004), Goulart (2010), Pádua (2009), Munari (2010), entre outros, e com essas leituras previas foram realizados fichamentos conceitual conforme propõe Severino (2004). A pesquisa de campo foi de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública municipal do município de Alto Paraíso-RO. Os sujeitos da pesquisa foram professores alfabetizadores e pais de alunos. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários, entrevista e, observação em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. As análises apontam que uma prática pedagógica construtivista requer um professor bem preparado e conhecedor dos fundamentos teóricos e epistemológicos do construtivismo, para não ficar só no discurso, bem como, materiais e uma estrutura adequada para a realização das atividades pedagógicas que são sempre dinâmicas.
Descrição: Monografia elaborada como pré-requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia apresentada à Universidade Federal de Rondônia - UNIR, sob a orientação da Professora Especialista Marcia Ângela Patrícia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/475
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEINHARDT, Izabel B. de A..pdfLeitura de dados1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.