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dc.contributor.authorMeinhardt, Izabel Banfi de Almiron-
dc.date.accessioned2016-02-08T02:06:18Z-
dc.date.available2016-02-08T02:06:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMEINHARDT, Izabel B. de A. Alfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. 2015, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/475-
dc.descriptionMonografia elaborada como pré-requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia apresentada à Universidade Federal de Rondônia - UNIR, sob a orientação da Professora Especialista Marcia Ângela Patrícia.pt_BR
dc.description.abstractA partir da década de 1980 o enfoque em torno da alfabetização ganhou uma nova dimensão, saindo de um contexto tradicional para uma proposta de alfabetização na perspectiva do desenvolvimento da criança, passa-se a valorizar o como a criança se apropria da leitura e da escrita, inserindo-se aí outras áreas, principalmente a psicologia. Nesse sentido os estudos de Piaget sobre as fases do desenvolvimento da criança são impulsionados e Emília Ferreiro e Ana Teberosky aprofundam os estudos sobre esse desenvolvimento por meio da psicogênese da língua escrita, constituída por hipóteses da escrita realizada pela criança compreendendo várias fases: nível pré- silábico nível silábico, nível silábico alfabético e nível alfabético. Dessa forma, esta pesquisa objetiva compreender como acontece a alfabetização em uma perspectiva construtivista. Buscou-se em várias bibliografias amparo teórico para se alcançar o que fora proposto como Ferreiro (2010; 2011) Teberosky (2004), Goulart (2010), Pádua (2009), Munari (2010), entre outros, e com essas leituras previas foram realizados fichamentos conceitual conforme propõe Severino (2004). A pesquisa de campo foi de cunho qualitativo, realizada em uma escola pública municipal do município de Alto Paraíso-RO. Os sujeitos da pesquisa foram professores alfabetizadores e pais de alunos. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários, entrevista e, observação em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. As análises apontam que uma prática pedagógica construtivista requer um professor bem preparado e conhecedor dos fundamentos teóricos e epistemológicos do construtivismo, para não ficar só no discurso, bem como, materiais e uma estrutura adequada para a realização das atividades pedagógicas que são sempre dinâmicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-02-04T23:55:07Z No. of bitstreams: 1 MEINHARDT, Izabel B. de A..pdf: 1211556 bytes, checksum: ebe1e6fd4ded2b4d5c8f05673d106322 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-02-08T02:05:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MEINHARDT, Izabel B. de A..pdf: 1211556 bytes, checksum: ebe1e6fd4ded2b4d5c8f05673d106322 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-08T02:06:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEINHARDT, Izabel B. de A..pdf: 1211556 bytes, checksum: ebe1e6fd4ded2b4d5c8f05673d106322 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodo construtivistapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleAlfabetização com enfoque construtivista: Um estudo em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola públicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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