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dc.contributor.authorSantos, Neusa Alers dos-
dc.date.accessioned2016-02-08T02:06:32Z-
dc.date.available2016-02-08T02:06:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS. Neusa A. dos. PNAIC: Formação de professores alfabetizadores: Um estudo na rede municipal de ensino de Ariquemes-RO . 2015, 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/476-
dc.descriptionMonografia apresentada à banca examinadora da Universidade Federal de Rondônia Campus Ariquemes, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Licenciatura no curso de Pedagogia, sob orientação da Profª. Esp. Márcia Ângela Patrícia.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como finalidade identificar em que medida o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, contribuiu para a formação de professores alfabetizadores no município de Ariquemes-RO. Este pro- grama caracteriza-se pela formação continuada de professores alfabetizadores, mas, sobretudo, de imediato, é a alfabetização de todas as crianças das escolas pú- blicas brasileiras. Ou seja, a criança deve estar alfabetizada aos oito anos de idade. Alfabetização consiste no ato de ler, escrever e na capacidade de interpretar e com- preender textos nos diferentes contextos sociais. Para fundamentar os estudos teó- ricos buscou-se apoio em: Imbernón (2010), Ferreiro (2010), Nóvoa (1992), Soares (2004, 1998), Pimenta (2001, 1997), Veiga (2002), entre outros. Para obtenção dos resultados, utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista semi- estruturada que posteriormente, foi confrontada teoria com a realidade encontrada nas escolas pesquisadas. Constatou-se com a pesquisa, que segundo a fala dos sujeitos, o PNAIC trouxe um novo olhar, nova forma de organização do tem- po/espaço do planejamento das atividades pedagógicas, que contribuiu para uma evolução significativa na aprendizagem dos alunos. No entanto, de acordo com a fala de uma das docentes, as ações do PNAIC que teoricamente são sugeridas, quando na verdade são impostas as regras e metodologias que deveriam ser segui- das pelos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-02-05T00:02:14Z No. of bitstreams: 1 SANTOS, Neusa A. dos.pdf: 1276304 bytes, checksum: 06b0fd7b2960ccab55f05f8886d4ca6c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-02-08T02:05:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS, Neusa A. dos.pdf: 1276304 bytes, checksum: 06b0fd7b2960ccab55f05f8886d4ca6c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-08T02:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS, Neusa A. dos.pdf: 1276304 bytes, checksum: 06b0fd7b2960ccab55f05f8886d4ca6c (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titlePNAIC: Formação de professores alfabetizadores: Um estudo na rede municipal de ensino de Ariquemes-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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