Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/478
Título: O ensino da matemática nas turmas de 5º e 6º ano em uma escola municipal de Ariquemes
Autor(es): Silva, Laiane da
Palavras-chave: Ensino de matemática
Matemática – dificuldades de aprendizagem
Matemática – resultados
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Laiane da. O ensino da matemática nas turmas de 5º e 6º ano em uma escola municipal de Ariquemes . 2014, 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades e os resultados do ensino de matemática nas turmas de 5º e 6° ano em uma escola municipal de Ariquemes/RO. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa empírica. Na parte bibliográfica, a intenção foi mostrar quais são as concepções de matemática mais utilizadas e defendidas no país e, expor uma defesa do ensino de matemática em uma perspectiva Histórico-Crítica. A pesquisa empírica se pautou em quatro etapas: análise das médias das turmas de 2009 a 2013 para identificar a disciplina em que mais houve reprovações, aplicação de um questionário para os professores, observações em sala de aula, entrevista semiestruturada também com os professores. Ao analisar os dados obtidos na pesquisa entende-se que a disciplina de matemática é uma ferramenta importante que pode auxiliar no dia-a-dia dos alunos e, se não forem alfabetizados matematicamente terão prejuízos tanto na vida escolar quanto no cotidiano de suas atividades. Pode-se perceber que as dificuldades são muitas e os resultados obtidos pelos professores ainda estão muito aquém dos minimamente necessários. Os elevados índices de reprovação são preocupantes e a quantidade de alunos passando de ano sem os mínimos conhecimentos matemáticos necessários são ainda mais preocupantes. Uma questão importante a se refletir é que nem todos os profissionais, por inúmeros motivos, estão dispostos a priorizar a apropriação de conhecimentos, explicam, na maioria das vezes, apenas técnicas de resolução e cobram que os alunos decorem a tabuada, sem, no entanto, explicar a lógica dos cálculos, conceitos matemáticos e maneiras diferentes de se chegar a um mesmo resultado.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Ms. Eliéte Zanelato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/478
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Laiane da.pdfLeitura de dados561,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.