Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Ana Paula Kerber-
dc.date.accessioned2023-10-18T19:02:49Z-
dc.date.available2023-10-18T19:02:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALVES, A. P. K. Os efeitos das políticas públicas no trabalho docente no ensino fundamental em Vilhena-RO. 2023. 2023. 28f. Monografia (Graduação em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4796-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Administração, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador (a): Profa. Dra. Ana Cláudia Venturin da Costapt_BR
dc.description.abstractNo presente estudo, buscamos averiguar como as politicas públicas interferem no trabalho docente de professores do ensino fundamental I. Com o intuito de atingir o desenvolvimento social, o Estado deve ter políticas públicas amplas e duradouras, a fim de que se possam produzir os efeitos desejados durante um determinado período, especialmente em se tratando de educação. Para tal, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas abertas aplicado através da ferramenta Google formulários (aplicativo de gerenciamento de pesquisas online), sendo encaminhado por meio do WhatsApp para os professores com idades entre 31 a 49 anos, com cargas horárias que variam de 20 a 60 horas semanais de trabalho. Podemos constatar a total falta de políticas públicas voltadas para o ensino fundamental I na cidade de Vilhena, que apresentou ainda problemas estruturais nas escolas devido falta de investimentos públicos, sobrecarga de trabalho docente sendo principalmente as avaliações de larga escala do município e a pressão por melhor rendimento escolar, sendo fatores relevantes no processos de mal-estar tanto físicos quantos psicológicos dos docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA ALVES (anapaula_kerber@hotmail.com) on 2023-10-18T18:45:17Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Ana Paula Kerber Alves - Ficha Catalografica - Final.pdf: 393980 bytes, checksum: fafd711aed17317e7942fdfb7f12af58 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-10-18T19:02:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Ana Paula Kerber Alves - Ficha Catalografica - Final.pdf: 393980 bytes, checksum: fafd711aed17317e7942fdfb7f12af58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T19:02:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso - Ana Paula Kerber Alves - Ficha Catalografica - Final.pdf: 393980 bytes, checksum: fafd711aed17317e7942fdfb7f12af58 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSobrecarga de trabalhopt_BR
dc.subjectMal-estar docentept_BR
dc.subjectAvaliações em Larga Escalapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleOs efeitos das políticas públicas no trabalho docente no ensino fundamental em Vilhena-ROpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:DAA/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Ana Paula Kerber Alves - Ficha Catalografica - Final.pdf384,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.