Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/48
Título: O perfil e a percepção do contabilista sobre a escrituração contábil: um estudo realizado nos escritórios de contabilidade de Cacoal-RO
Autor(es): Silva, Jéssica Luanna de Carvalho
Palavras-chave: Escrituração contábil
Informação contábil
Livro diário
Data do documento: 17-Fev-2014
Resumo: Objetiva-se conhecer o perfil e a percepção do contabilista sobre a escrituração contábil nos escritórios de contabilidade de Cacoal-RO. Como objetivos complementares, foi verificado se na prática a escrituração se harmoniza com as normas de contabilidade no intuito de mostrar se a escrituração poderia influenciar à informação contábil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo caracterizada como documental e descritiva. A pesquisa aconteceu em duas etapas, na primeira foi elaborado um questionário contendo perguntas predominantemente fechadas. O questionário foi entregue aos responsáveis pela escrituração de todos os escritórios de contabilidade da cidade de Cacoal-RO. Dos 43 escritórios cadastrados na Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade 35 foram encontrados e apenas 27 responderam o questionário. Na segunda parte da pesquisa foram coletadas amostras de lançamentos do livro Diário referentes ao ano de 2012, em 03 (três) escritórios de contabilidade, de empresas que tributam pelo lucro real em que foi realizada análise documental referente ao histórico dos lançamentos. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que, sob a percepção do contabilista a escrituração contábil é considerada muito útil, pode gerar informações aos gestores e ajudá-los na tomada de decisão (66%), somente para atender a legislação pertinente (10%), e apenas para comprovar os atos e fatos administrativos relevantes (7%). Ressalta-se ainda que, dos que responderam ao questionário, raramente (48%), frequentemente (26%) e sempre (22%) sinalizaram que os gestores solicitam os Livros Diário e Razão para alguma finalidade. Relacionado ao histórico dos lançamentos no que tange ao grau de sua importância (0 a 10), 48% atribuíram o grau 10. A análise documental realizada da amostra selecionada dos históricos dos lançamentos indicam, que em geral os elementos previstos na legislação pertinente são atendidos mas, percebe-se que não é mencionado no histórico, dados referente a aquisição dos bens do ativo imobilizado e que também é utilizado o mesmo histórico da conta devedora para a(s) conta(s) credora(s). A omissão de dados no registro e a utilização do mesmo histórico das contas devedora(s) e credora(s), poderia dificultar o entendimento da informação gerada pelo registro principalmente do Livro Razão o qual a contrapartida da conta devedora não se encontra por exemplo, na mesma ordem, no Livro Diário.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Ms. Evimael Alves Teixeira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/48
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JESSICA.pdf597,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador