Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luciene Vidal de Moura-
dc.date.accessioned2016-03-12T02:56:00Z-
dc.date.available2016-03-12T02:56:00Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Luciene V. De M. Os discursos sobre o conselho de classe numa escola pública municipal de Ariquemes/RO: Entre a culpabilização do aluno e participação social. 2015, 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/480-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso apresentado como exigência parcial para o curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, sob orientação da Prof. Dra. Juliana da Silva Nóbregapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre os discursos acerca do conselho de classe numa escola pública municipal de Ariquemes/RO e busca conhecer se a prática avaliativa desse colegiado corresponde aos princípios de gestão escolar democrática, previamente estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96. Procura suscitar uma reflexão sobre a participação de pais e alunos nesse momento de avaliação coletiva do processo ensino e aprendizagem, considerando a participação da comunidade escolar um fator determinante para a consolidação de uma educação de fato democrática. A pesquisa corresponde a um estudo de caso, de natureza qualitativa, fundamentada em estudos bibliográficos e documentais e na realização de observações e entrevistas semiestruturadas, realizadas com atores de diferentes segmentos de uma escola pública municipal de Ariquemes/RO. As análises puderam revelar uma certa autoridade e discriminação da escola frente à participação de pais e alunos o que resulta em uma avaliação que ao mesmo tempo serve para culpabilizar os alunos e até mesmo suas famílias pelo fracasso escolar. A partir disso, concluiu-se que a participação de pais e alunos pode ser percebida como outra possibilidade para que a configuração desse colegiado se concretize como espaço de fazer democrático.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-03-01T23:07:36Z No. of bitstreams: 1 SILVA, Luciane V. De M..pdf: 994179 bytes, checksum: d1c4e18fa3f8296f470b2b90d4b911e3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-03-12T02:52:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA, Luciane V. De M..pdf: 994179 bytes, checksum: d1c4e18fa3f8296f470b2b90d4b911e3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-12T02:56:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, Luciane V. De M..pdf: 994179 bytes, checksum: d1c4e18fa3f8296f470b2b90d4b911e3 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConselho de classept_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.titleOs discursos sobre o conselho de classe numa escola pública municipal de Ariquemes/RO: Entre a culpabilização do aluno e participação socialpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Luciane V. De M..pdfLeitura de dados970,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.