Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/481
Título: O Controle de contraposição a autonomia e a complexidade do trabalho docente nos dias atuais
Autor(es): Silva, Wakila Cristina de Almeida
Palavras-chave: Disciplina
Michel Foucault
Arqueogenealogia
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Wakila C. de A. O Controle de contraposição a autonomia e a complexidade do trabalho docente nos dias atuais. 2014, 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: O presente trabalho surge com o objetivo de apresentar como se dá o exercício da autonomia e a complexidade do trabalho docente nesse cenário, através da pesquisa de campo e revisões bibliográficas, os desafios da pratica docente. Considerando as transformações políticas e sociais que vem ocorrendo desde o final do século XX e inicio do século XXI que tem se apresentado como causadora de constantes Reformas Educacionais e elevação dos discursos oficiais em prol de educação de qualidade. Isso tem se tornado o marco promotor de grandes mudanças na posição dos indivíduos que atuam nas instituições escolares e gerado inúmeras discussões sobre os novos direcionamentos educacionais, como as novas diretrizes e, por conseguinte a redução de autonomia do professor; as formas de controle; a hierarquização do ensino, programas de avaliações do desempenho do professorado, dentre outros. Esse estudo busca compreender à complexidade do trabalho docente no cotidiano da escola publica. O corpo teórico contempla leituras, como ARAÚJO (2005), TARDIF & LESSARD (2011), ALCÂNTARA (2011); VIEIRA, HYPÓLITO e DUARTE (2009); OLIVEIRA, Dalila (2007); VEIGA-NETO (2011). Sua metodologia está fundamentada na Arqueogenealogia (arqueologia e genealogia) com pesquisas bibliográficas e entrevistas. Em Michel Foucault (1995; 2005; 2006a; 2006b; 2007a; 2007b; 2007c; 2008a; 2008b; 2010) busquei compreender: disciplina; controle; verdade/poder; normalização; docilidade, dentre outros que me proporcionaram esclarecimentos a respeito das relações de poder diluídas na sociedade. Nas instituições escolares isso se torna evidente, a hierarquização acentuada, a perca de participação dos professores nas criações de programas e leis educacionais juntamente com os constantes lamentos advindo do grupo de professorado ecoam a docilidade das mesmas em atender e aceitar as exigências dos dispositivos oficiais causando desgaste, o desanimo e insatisfação frente ao ofício. Em síntese, destaco a urgência da compreensão acerca do “cuidado de si” e sua fundamental relevância para mim, para os futuros professores e os que estão na ativa. E a reflexão sobre as diversas possibilidades de resistir aos dispositivos de controle.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Mª. Maria Auxiliadora Máximo
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/481
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Wakila C. De A..pdfLeitura de dados636,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.