Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Wakila Cristina de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-12T02:56:31Z | - |
dc.date.available | 2016-03-12T02:56:31Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Wakila C. de A. O Controle de contraposição a autonomia e a complexidade do trabalho docente nos dias atuais. 2014, 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/481 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Mª. Maria Auxiliadora Máximo | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho surge com o objetivo de apresentar como se dá o exercício da autonomia e a complexidade do trabalho docente nesse cenário, através da pesquisa de campo e revisões bibliográficas, os desafios da pratica docente. Considerando as transformações políticas e sociais que vem ocorrendo desde o final do século XX e inicio do século XXI que tem se apresentado como causadora de constantes Reformas Educacionais e elevação dos discursos oficiais em prol de educação de qualidade. Isso tem se tornado o marco promotor de grandes mudanças na posição dos indivíduos que atuam nas instituições escolares e gerado inúmeras discussões sobre os novos direcionamentos educacionais, como as novas diretrizes e, por conseguinte a redução de autonomia do professor; as formas de controle; a hierarquização do ensino, programas de avaliações do desempenho do professorado, dentre outros. Esse estudo busca compreender à complexidade do trabalho docente no cotidiano da escola publica. O corpo teórico contempla leituras, como ARAÚJO (2005), TARDIF & LESSARD (2011), ALCÂNTARA (2011); VIEIRA, HYPÓLITO e DUARTE (2009); OLIVEIRA, Dalila (2007); VEIGA-NETO (2011). Sua metodologia está fundamentada na Arqueogenealogia (arqueologia e genealogia) com pesquisas bibliográficas e entrevistas. Em Michel Foucault (1995; 2005; 2006a; 2006b; 2007a; 2007b; 2007c; 2008a; 2008b; 2010) busquei compreender: disciplina; controle; verdade/poder; normalização; docilidade, dentre outros que me proporcionaram esclarecimentos a respeito das relações de poder diluídas na sociedade. Nas instituições escolares isso se torna evidente, a hierarquização acentuada, a perca de participação dos professores nas criações de programas e leis educacionais juntamente com os constantes lamentos advindo do grupo de professorado ecoam a docilidade das mesmas em atender e aceitar as exigências dos dispositivos oficiais causando desgaste, o desanimo e insatisfação frente ao ofício. Em síntese, destaco a urgência da compreensão acerca do “cuidado de si” e sua fundamental relevância para mim, para os futuros professores e os que estão na ativa. E a reflexão sobre as diversas possibilidades de resistir aos dispositivos de controle. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-03-02T00:10:51Z No. of bitstreams: 1 SILVA, Wakila C. De A..pdf: 651943 bytes, checksum: f96c4ea712f0413c4800a4762a0c6ffe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-03-12T02:52:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA, Wakila C. De A..pdf: 651943 bytes, checksum: f96c4ea712f0413c4800a4762a0c6ffe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-03-12T02:56:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA, Wakila C. De A..pdf: 651943 bytes, checksum: f96c4ea712f0413c4800a4762a0c6ffe (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Arqueogenealogia | pt_BR |
dc.title | O Controle de contraposição a autonomia e a complexidade do trabalho docente nos dias atuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Wakila C. De A..pdf | Leitura de dados | 636,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.