Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Atiare, Thomáz Gomes Maldonado | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-20T13:28:03Z | - |
dc.date.available | 2023-10-20T13:28:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ATIARE, Thomáz Gomes Maldonado. Análise econométrica do impacto da renda per capita sobre o Índice de analfabetismo em estados da região norte do Brasil. (2012-2021).. 2023. 44 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4824 | - |
dc.description.abstract | Este estudo visa identificar o impacto que a renda per capita média do brasileiro tem sobre o índice de analfabetismo entre indivíduos de 15 anos mais. Para isto foram aplicadas séries temporais com dados em painel anuais de 2012 a 2021, utilizando o modelo de regressão MQO, para a realização da regressão do modelo e testes de hipótese estatísticos foi empregado o programa econométrico Gretl (acrônimo de Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library). Construiu-se o alicerce deste estudo à luz dos teóricos BRITO ALVES et all (2016); GUJARATI (2011); HOFFMANN (1991); FREIRE (1996), FERRARI (1985); entre outros. Os resultados obtidos foram os seguintes, quanto maior a renda per capita familiar nos estados da região norte do País, objeto de nosso estudo, menores são os índices de analfabetos na faixa etária observada, o que nos leva a conclusão que a renda é uma causalidade para o desenvolvimento educacional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thomaz Atiare (thomazmaldonadodr@gmail.com) on 2023-10-20T06:10:41Z No. of bitstreams: 1 Monografia versão arquivamento.pdf: 1306521 bytes, checksum: 77ed1647e1525ac1da520f1f76bf97ef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-20T13:28:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia versão arquivamento.pdf: 1306521 bytes, checksum: 77ed1647e1525ac1da520f1f76bf97ef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-20T13:28:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia versão arquivamento.pdf: 1306521 bytes, checksum: 77ed1647e1525ac1da520f1f76bf97ef (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Renda per capita | pt_BR |
dc.subject | Norte do Brasil | pt_BR |
dc.title | Análise econométrica do impacto da renda per capita sobre o Índice de analfabetismo em estados da região norte do Brasil. (2012-2021). | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
dc.description.abstract2 | This study aims to identify the impact that the average per capita income of Brazilians has on the illiteracy rate among individuals over 15 years of age. For this, time series were applied with annual panel data from 2012 to 2021 and using the OLS regression model, to carry out the model regression and statistical hypothesis tests, the econometric program Gretl (acronym for Gnu Regression, Econometrics and Time) was used. -series Library). The foundation of this study was built in light of theorists BRITO ALVES et all (2016); GUJARATI (2011); HOFFMANN (1991); FREIRE (1996), FERRARI (1985); between others. The results obtained were the following: the higher the per capita family income in the states in the northern region of the country, the object of our study, the lower the illiterate rates in the observed age group, which leads us to the conclusion that income is a causality for educational development. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Economia (Monografias) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia versão arquivamento.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.