Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Elizete Jacinto-
dc.date.accessioned2023-10-23T19:26:16Z-
dc.date.available2023-10-23T19:26:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTeixeira, Elizete Jacinto. Produções cientificas acerca do transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática no repositório institucional. 2023. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4834-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema as produções científicas acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresenta como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: de que modo o processo de inclusão de alunos com TEA tem sido abordado nas produções científicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)? Como objetivo central propõe-se analisar as temáticas abordadas em produções científicas quanto ao processo de inclusão de alunos com TEA presentes no repositório institucional. O tema é relevante, pois articula o processo de inclusão de alunos com TEA e o papel da universidade em contribuir com estudos que favorecem o conhecimento para o ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, emprega a revisão sistemática baseada em estudos que utiliza uma metodologia padrão para encontrar, avaliar e interpretar estudos relevantes. A partir das etapas desenvolvidas para busca, foram selecionadas 20 pesquisas para análise em 6 categorias a saber: a) descrição bibliométrica das pesquisas e abordagens temática relacionadas: b) à literatura, c) à reflexões teóricas quanto ao processo de aprendizagem do aluno com TEA, d) à educação básica, e) à inclusão na educação superior, f) em áreas afins e suas contribuições na educação. Como principais resultados e discussão apresenta que: o aumento crescente no diagnóstico do TEA requer maior investimento na formação dos professores, carência de pesquisas relacionadas ao tema, principalmente, daquelas que apresentam análise de estratégias e práticas desenvolvidas na classe comum para promover a aprendizagem do aluno com TEA. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da inclusão do aluno com TEA, que a pesquisa ofereça uma contribuição para o entendimento de que a inclusão é crucial e necessária, e que a universidade favorece a pesquisa e divulgação do conhecimento para que isso seja possível.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elizete Teixeira (elizete2015jt@gmail.com) on 2023-10-21T02:48:21Z No. of bitstreams: 1 TCC ELIZETE FINAL -REPOSITORIO.pdf: 1677970 bytes, checksum: 7ec1b25a5c811aecdecc97d849f6224a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2023-10-23T19:26:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ELIZETE FINAL -REPOSITORIO.pdf: 1677970 bytes, checksum: 7ec1b25a5c811aecdecc97d849f6224a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-23T19:26:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC ELIZETE FINAL -REPOSITORIO.pdf: 1677970 bytes, checksum: 7ec1b25a5c811aecdecc97d849f6224a (MD5) Previous issue date: 2023-10-20en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectProduções Científicaspt_BR
dc.subjectRepositório Institucionalpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleProduções cientificas acerca do transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática no repositório institucionalpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ELIZETE FINAL -REPOSITORIO.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.