Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmim, José Maiko Farias-
dc.date.accessioned2023-10-24T21:04:24Z-
dc.date.available2023-10-24T21:04:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAMIM, José Maiko Farias. A expressão do mal em Na Escuridão, amanhã, de Rogério Pereira. 2023.118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4861-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo geral investigar o modo como algumas imagens arquetípicas e símbolos provenientes das mitologias greco-latina e judaico-cristã são mobilizados por Rogério Pereira em Na Escuridão, Amanhã (2013) para expressar o Mal mediante o trato linguístico-temático e suas configurações simbólicas no espaço-tempo narrativo. Para alcançar o objetivo exposto, lançamos mão de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Partimos dos contributos da teoria narratológica, sobretudo da corrente enriquecida na segunda metade do século XIX por teóricos como Joseph Campbell (1989) e E. M. Meletínski (2019); também dialogamos com os teóricos da narratologia estruturalista, como Gerárd Genette (2017) e Oscar Tacca (1983); além destes, estudamos as obras de Carl Jung (2016) e de Chevalier e Gheerbrant (2021), as quais nos ajudam a definir os conceitos de Arquétipo e Símbolo; Paul Diel (1991), que nos auxilia a compreender a simbologia na mitologia grega; Terry Eagleton (2022) e Mircea Eliade (2020), que nos ajudam a pensar a temática do Mal e a identificar sua expressão na narrativa; Gilbert Durand (2012), (2004), que nos auxilia a identificar as ressonâncias do mito no texto literário. Partindo da hipótese de que algumas imagens arquetípicas e símbolos presentes nas referidas tradições mitológicas, sendo eles: o Arquétipo Pai e os mitos de Urano, Cronos; de Caim e Abel e do Pecado Original; e o Arquétipo Mãe e os mitos da terra-mãe-terra (Gaia, Réia, Deméter e Perséfone), ganham uma renovada figuração na construção do espaço-tempo ficcional ao serem utilizadas como elementos estético-composicionais para a expressão do Mal, concluímos haver no corpus uma estrutura capilarizada em três camadas, a narrativa, a mítica e a interpretativa. Com a primeira acessamos as categorias de Tempo e Espaço a partir dos recursos narrativos propiciadores de reiterações, silenciamentos e ambiguidades; com a segunda adentramos um universo de motivos míticos e símbolos viabilizadores de interações interpretativas entre as respectivas tradições mitológicas e os recursos narrativos mobilizados; com a terceira camada interpretamos a expressão do Mal enquanto esvaziamento do discurso, consciência de culpa e movimento regressivo ao Caos. O Mal expresso é resultado das “lacunas” de uma obra aberta, dos mitos que lançam luz sobre as imagens utilizadas e da costura temática da culpa, enquanto herança hereditária do pecado, e do Caos, enquanto eterna repetição de gestos primitivos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Amim (jose.amim@sou.fcr.edu.br) on 2023-10-24T15:21:30Z No. of bitstreams: 1 11 - Dissertação.pdf: 1394981 bytes, checksum: d0fa2c97b5ee8c7af59887b31ee7997d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-24T21:04:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 11 - Dissertação.pdf: 1394981 bytes, checksum: d0fa2c97b5ee8c7af59887b31ee7997d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-24T21:04:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 11 - Dissertação.pdf: 1394981 bytes, checksum: d0fa2c97b5ee8c7af59887b31ee7997d (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectArquétipospt_BR
dc.subjectEspaço-tempopt_BR
dc.subjectEterno retornopt_BR
dc.subjectExpressão do malpt_BR
dc.titleA expressão do mal em Na Escuridão, amanhã, de Rogério Pereirapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The general objective of this research is to investigate the way in which some archetypal images and symbols from Greco-Latin and Judeo-Christian mythologies are mobilized by Rogério Pereira in Na Escuridão, Amanhã (2013) to express Evil through linguistic-thematic and its symbolic configurations in narrative space-time. To achieve the stated objective, we used bibliographical research with a qualitative approach. We start from the contributions of narratological theory, especially the current enriched in the second half of the 19th century by theorists such as Joseph Campbell (1989) and E. M. Meletínski (2019); we also dialogue with theorists of structuralist narratology, such as Gerárd Genette (2017) and Oscar Tacca (1983); in addition to these, we studied the works of Carl Jung (2016) and Chevalier and Gheerbrant (2021), which help us define the concepts of Archetype and Symbol; Paul Diel (1991), who helps us understand the symbology in Greek mythology; Terry Eagleton (2022) and Mircea Eliade (2020), who help us think about the theme of Evil and identify its expression in the narrative; Gilbert Durand (2012), (2004), which helps us identify the resonances of the myth in the literary text. Starting from the hypothesis that some archetypal images and symbols present in the aforementioned mythological traditions, namely: the Father Archetype and the myths of Uranus, Cronos; of Cain and Abel and Original Sin; and the Mother Archetype and the myths of the earth-mother-earth (Gaia, Rhea, Demeter and Persephone), gain a renewed figuration in the construction of fictional space-time when used as aesthetic-compositional elements for the expression of Evil, we conclude that there is in the corpus a capillarized structure in three layers, the narrative, the mythical and the interpretative. With the first we access the categories of Time and Space based on narrative resources that provide reiterations, silencing and ambiguities; with the second we enter a universe of mythical motifs and symbols that enable interpretative interactions between the respective mythological traditions and the narrative resources mobilized; with the third layer we interpret the expression of Evil as an emptying of speech, consciousness of guilt and regressive movement towards Chaos. The expressed Evil is the result of the “gaps” in an open work, of the myths that shed light on the images used and of the thematic seam of guilt, as a hereditary inheritance of sin, and of Chaos, as an eternal repetition of primitive gestures.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11 - Dissertação.pdfDissertação1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.