Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, João Vitor Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T14:15:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T14:15:12Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, João Vitor Barbosa. Desenvolvimento de um aplicativo móvel para aprendizagem de programação para bioinformática. 2023. 56 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4881 | - |
dc.description.abstract | A Bioinformática é uma ciência multidisciplinar que usufrui da tecnologia para lidar com os dados biológicos. Para um profissional trabalhar nesse campo é necessário aprender sobre assuntos de outras áreas, como programação, estatística, biologia, entre outras. Portanto, novos desafios manifestam-se no aprendizado das áreas, exigindo do aluno muita dedicação nos estudos de bioinformática, que por ser um campo interdisciplinar, necessita da integração de conhecimentos de múltiplas disciplinas. Além desses desafios, a internet desempenha um papel importante na sociedade, já que ela pode ser amplamente utilizada para transmitir conhecimento. No entanto, devido à quantidade de informações disponíveis sobre diversas áreas e uma quantidade imensa de conceitos, o aprendizado pode ser dificultado pela falta de organização nos estudos dos alunos. No presente trabalho, foi desenvolvido um aplicativo móvel para o aprendizado de programação voltado para os problemas de bioinformática. Para a criação do aplicativo, foi utilizado a biblioteca React Native, por permitir o desenvolvimento para as plataformas Android e iOS, e a linguagem de programação TypeScript, que permite usar a tipagem estática para definir tipos de dados. Dentro do aplicativo, foram feitos tópicos com conteúdos de bioinformática para aprendizado com gamificação. Inicialmente, o usuário realiza uma leitura relacionada ao assunto, em seguida, enfrenta um desafio relacionado ao assunto. Também foi implementado uma restrição de acesso a assuntos avançados e um método que salva o progresso do usuário no dispositivo. Além disso, foi criada uma área onde o usuário fornece informações pessoais, caso deseje. Por fim, foi elaborado um aplicativo com as funcionalidades apresentadas, incluindo uma variedade de questões que visam testar os conhecimentos de biologia e programação dos usuários. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by João Vitor Lima (jv.blima11@gmail.com) on 2023-10-26T01:41:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_2__modelo_novo_ (2).pdf: 5978307 bytes, checksum: bc3b35707e740a936e49c5560c253c98 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-26T14:15:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2__modelo_novo_ (2).pdf: 5978307 bytes, checksum: bc3b35707e740a936e49c5560c253c98 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-26T14:15:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2__modelo_novo_ (2).pdf: 5978307 bytes, checksum: bc3b35707e740a936e49c5560c253c98 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo móvel | pt_BR |
dc.subject | Bioinformática | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um aplicativo móvel para aprendizagem de programação para bioinformática | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Bioinformatics is a multidisciplinary science that uses technology to deal with biological data. For a professional to work in this field, it is necessary to learn about subjects in other areas, such as programming, statistics, biology, among others. Therefore, new challenges arise in learning these areas, requiring students to dedicate themselves to studying bioinformatics, which, as an interdisciplinary field, requires the integration of knowledge from multiple disciplines. In addition to these challenges, the internet plays an important role in society, as it can be widely used to transmit knowledge. However, due to the amount of information available on various areas and the immense number of concepts, learning can be hampered by a lack of organization in students’ studies. In this work, a mobile application was developed for learning programming focused on bioinformatics problems. To create the application, the React Native library was used, as it allows development for Android and iOS platforms, and the TypeScript programming language, which allows static typing to be used to define data types. Within the app, topics were created with bioinformatics content for gamified learning. Initially, the user does a reading related to the subject, then faces a challenge related to the subject. A restriction on access to advanced subjects was also implemented, as well as a method that saves the user’s progress on the device. In addition, an area was created where the user can provide personal information if they wish. Finally, an app was developed with the features presented, including a variety of questions aimed at testing users’ knowledge of biology and programming. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação (Monografias) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2__modelo_novo_ (2).pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.