Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorJacinto, Genézia Aparecida-
dc.date.accessioned2023-10-30T22:42:26Z-
dc.date.available2023-10-30T22:42:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationJacinto, Genézia Aparecida. A importância da parceria entre família e escola: uma revisão narrativa de literatura. 2023. 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4898-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Adailde Miranda da Silva Carvalho.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa de revisão narrativa de literatura, com o objetivo de investigar como as famílias estão inseridas no contexto escolar e seu papel na aprendizagem das crianças. A justificativa para a escolha do tema foi a percepção ao da autora sobre a baixa participação dos familiares nas reuniões e eventos escolares durante os estágios pedagógicos. A metodologia foi a pesquisa qualitativa de revisão descritiva de literatura. A busca foi feita nos sites: Dedalus, Scielo e Google acadêmico durante o segundo semestre de 2022. Os descritores utilizados foram: Participação da família na escola. Relação entre pais e professores. Papel da família na escola dos filhos. Foram incluídos trabalho escritos em língua portuguesa, temática relacionada à relação família/escola e que tratasse sobre Escolas do Ensino Fundamental l. Os principais resultados foram: A relação entre a família e a escola é o caminhos para a construção de uma parceria que contribui para a melhoria da aprendizagem e formação da cidadania. A presença e a participação dos pais na escolar tem se tornado cada vez mais comuns. Os contatos formais e informais se multiplicam e se diversificam. Podem ser em forma de reuniões, atividades pedagógicas, atendimento individual ou comemorativos. Por outro lado, há críticas ao estilo das reuniões onde a escola tem o domínio do lugar de fala. Também que pode haver “exploração” da escola em ralação às famílias referente às atividades de casa. No cotidiano, nem todos os alunos são beneficiados com a melhoria da aprendizagem com as tarefas para casa. Mas a maioria dos autores destacam como importantes a participação da família na escola dos filhos para aprendizagem, socialização e desenvolvimento da consciência de cidadaniapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adailde Miranda da Silva Carvalho (adaildemsc@yahoo.com.br) on 2023-10-30T14:12:29Z No. of bitstreams: 1 GENÉZIA-REPOSITÓRIO.pdf: 504987 bytes, checksum: d2ab5883cf53abd3d6709854e5a90587 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2023-10-30T22:42:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GENÉZIA-REPOSITÓRIO.pdf: 504987 bytes, checksum: d2ab5883cf53abd3d6709854e5a90587 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T22:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GENÉZIA-REPOSITÓRIO.pdf: 504987 bytes, checksum: d2ab5883cf53abd3d6709854e5a90587 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectParticipação da família na escola.pt_BR
dc.subjectPapel da família na escola dos filhospt_BR
dc.titleA importância da parceria entre família e escola: uma revisão narrativa de literaturapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The present work was developed through a narrative literature review, with the objective of investigating how families are inserted in the school context and their role in children's learning. The justification for the choice of the theme was the author's perception of the low participation of family members in school meetings and events during the pedagogical internships. The methodology was the qualitative research of descriptive literature review. The search was carried out on the following websites: Dedalus, Scielo and Google Scholar during the second half of 2022. The descriptors used were: Family participation in the school. Relationship between parents and teachers. Role of the family in the children's school. Works written in Portuguese, a theme related to the family/school relationship and / "exploitation" of the school in relation to families regarding home activities. In everyday life, not all students benefit from improved learning with homework assignments. However, most authors highlight the importance of the family's participation in their children's school for learning, socialization and the development of citizenship awareness.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GENÉZIA-REPOSITÓRIO.pdfTCC-Genézia493,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.