Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Beatriz Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-10-30T22:56:46Z-
dc.date.available2023-10-30T22:56:46Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.identifier.citationMachado, Beatriz Rodrigues. Histórias e memórias da educação: escola estadual ensino fundamental e médio Cora Coralina de Ariquemes - RO. 2023. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4900-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Maria Auxiliadora Máximo.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como foco o estudo sobre Instituições Escolares e seu objetivo consistiu em analisar o processo histórico da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina de Ariquemes- RO. Para embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores (OLIVEIRA, 2009), (SAVIANI, 2005), (CURY, 2002), (SECO, 2006), (SANFELICE, 2006), dentre outros. Considerando a importância de uma instituição preservar por sua História e resguardar dados e documentos legais em locais apropriados, afim de que possam ser utilizados como estudos e manter a identidade da instituição viva, a pesquisa foi movimentada pela questão problema da pesquisa: como seria a história da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina Ariquemes/RO descrita via documentos? Neste sentido o estudo envolveu uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental sobre os aspectos e fatos importantes da trajetória da educação da instituição pesquisada. O locus da pesquisa foi a citada Instituição e ocorreu entre julho e setembro de 2023, os dados obtidos foram por meio de visitas exploratórias a instituição e revisando documentos legais sobre o processo histórico da escola, coletando imagens importantes sobre a mesma. O resultado encontrado nos permitiu mostrar que existem poucos documentos na instituição para estudos in loco e reforçou a importância de as instituições escolares preservarem seus preceitos. No qual uma das grandes problemáticas da pesquisa foi a falta de documentos históricos por consequência das práticas de incineração de documentos das instituições escolares de Ariquemes, Rondônia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Beatriz Machado (beatriz.rodrigues.machado@hotmail.com) on 2023-10-30T17:28:10Z No. of bitstreams: 1 TCC-VERSÃO FINAL- BEATRIZZ.pdf: 1988293 bytes, checksum: 5794eeb61801203c3d2115ad12b3886f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2023-10-30T22:56:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-VERSÃO FINAL- BEATRIZZ.pdf: 1988293 bytes, checksum: 5794eeb61801203c3d2115ad12b3886f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T22:56:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-VERSÃO FINAL- BEATRIZZ.pdf: 1988293 bytes, checksum: 5794eeb61801203c3d2115ad12b3886f (MD5) Previous issue date: 2023-10-27en
dc.description.sponsorshipProf. Dra. Maria Auxiliadora Máximopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInstituição Escolarpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Ariquemespt_BR
dc.titleHistórias e memórias da educação: escola estadual ensino fundamental e médio Cora Coralina de Ariquemes - ROpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This research focused on the study of educational institutions, and its objective was to analyze the historical process of Cora Coralina Elementary and High School, a state school in Ariquemes, Rondônia, Brazil. The following authors were used for theoretical framework (OLIVEIRA, 2009), (SAVIANI, 2005), (CURY, 2002), (SECO, 2006), (SANFELICE, 2006), among others. Considering the importance of an institution preserving its history and safeguarding legal data and documents in appropriate places so that they can be used for research and to maintain the institution's identity, the research was driven by the research problem: How would the history of Cora Coralina Elementary and High School in Ariquemes/RO be described through documents? In this sense, the study involved a qualitative, descriptive, and documentary research on the significant aspects and events in the educational journey of the institution under study. The research took place at the mentioned institution between July and September 2023, and the data were obtained through exploratory visits to the institution and a review of legal documents regarding the historical process of the school, along with the collection of important images related to it. The results showed that there are limited documents within the institution for on-site studies and reinforced the importance of educational institutions preserving their historical records. One of the major challenges encountered in the research was the lack of historical documents due to the practice of document incineration in educational institutions in Ariquemes, Rondônia.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (Artigos de Periódicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VERSÃO FINAL- BEATRIZZ.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.