Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Ana Lucia Duarte-
dc.date.accessioned2023-11-10T13:34:57Z-
dc.date.available2023-11-10T13:34:57Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFARIAS, Ana Lucia Duarte. Representatividade negra nos livros de literatura infantil : uma experiência na turma do 2º ano da Escola Jandinei Cella Ji- Paraná / RO. 2023. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4931-
dc.description.abstractEste estudo trata de literatura infantil com personagens negras e a questão etnorracial, por isso adentra, brevemente em elementos marcantes dos negros e negras, ou seja, elucida um pouco de sua trajetória no Brasil desde a escravidão. A questão de pesquisa é: como a representatividade negra é compreendida por crianças do segundo ano na escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jandinei Cella Ji- Paraná? Assim, o objetivo geral visa compreender as percepções dos estudantes de uma turma do 2º ano da escola Jandinei Cella frente aos personagens negros em histórias infantis, e a si mesmos. Os objetivos específicos são: identificar a importância da representatividade de protagonistas negros nos livros de literatura infantil para o trabalho com crianças na escola; perceber a auto identificação das crianças com relação a ser negro/a e a aceitação. Parte-se de pesquisa qualitativa descritiva tendo como técnica de coleta de dados, rodas de conversas feitas em sala de aula, contação de história de literatura infantil e uso de um questionário estruturado com uma turma de vinte e cinco alunos do segundo ano do ensino fundamental. Foi utilizado também fotografias de desenhos feitos pelas crianças. Destaca-se como relevante a ampliação do debate entre negros/pretos e pardos e brancos nos livros de histórias da literatura infantil, buscando promover igualdade e respeito à diversidade. Além disso, cita-se a necessidade do trabalho no ambiente escolar, a exemplo da escola Jandinei Cella, pois dá importância a projetos que direcionam para um aprendizado dos estudantes frente à questão etnorracial. A percepção da representatividade na escola é um aspecto fundamental no desenvolvimento das crianças pois assim pode influenciar profundamente a autoaceitação, a autoestima das crianças, a identidade e o senso de pertencimento. Trabalhar as questões raciais por meio da literatura infantil na escola ajuda a desmitificar ideias que nas famílias, por vezes, não é possível, por falta de conhecimento. As crianças, no contato com o outro se deparam com as diferenças e quando bem trabalhado aceitam as diferenças de modo a estranharem que alguém ache estranho que não seja assim. Ter protagonistas negros/as assumindo papeis de reis, rainhas, príncipes sendo representados em livros e demais atividades escolares pode ter impacto positivo na imagem das crianças pretas e pardas e isso aumenta a sua autoconfiança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Pessoa (analuciapessoaunir@gmail.com) on 2023-11-10T01:29:24Z No. of bitstreams: 1 TCC Lucia Duarte de Farias .Ana.pdf: 1259057 bytes, checksum: 9458d4c8df872c25b67ee54db10cbfbb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-10T13:34:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Lucia Duarte de Farias .Ana.pdf: 1259057 bytes, checksum: 9458d4c8df872c25b67ee54db10cbfbb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-10T13:34:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Lucia Duarte de Farias .Ana.pdf: 1259057 bytes, checksum: 9458d4c8df872c25b67ee54db10cbfbb (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRepresentatividade negrapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleRepresentatividade negra nos livros de literatura infantil : uma experiência na turma do 2º ano da Escola Jandinei Cella Ji- Paraná / ROpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This study deals with children's literature with black characters and the ethnoracial issue, therefore it briefly goes into striking elements of black men and women, that is, it elucidates a little of their trajectory in Brazil since slavery. The research question is: how is black representation understood by second-year children at the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education Jandinei Cella Ji-Paraná? Thus, the general objective aims to understand the perceptions of students in a 2nd year class at Jandinei Cella school towards black characters in children's stories, and towards themselves. The specific objectives are: to identify the importance of representing black protagonists in children's literature books for working with children at school; understand children's self-identification in relation to being black and acceptance. It starts with descriptive qualitative research using as a data collection technique, conversations held in the classroom, storytelling of children's literature and the use of a structured questionnaire with a class of twenty-five students in the second year of elementary school. Photographs of drawings made by children were also used. The expansion of the debate between blacks/blacks and browns and whites in children's literature storybooks stands out as relevant, seeking to promote equality and respect for diversity. Furthermore, the need for work in the school environment is mentioned, such as the Jandinei Cella school, as it gives importance to projects that encourage students to learn in the face of ethnoracial issues. The perception of representation at school is a fundamental aspect in children's development as it can profoundly influence children's self-acceptance, self-esteem, identity and sense of belonging. Working on racial issues through children's literature at school helps to demystify ideas that are sometimes not possible in families, due to lack of knowledge. Children, when in contact with others, are faced with differences and when done well, they accept differences in such a way that they find it strange that someone finds it strange that it is not like that. Having black protagonists taking on the roles of kings, queens, princes being represented in books and other school activities can have a positive impact on the image of black and brown children and this increases their self- confidence.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucia Duarte de Farias .Ana.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.